130 casos da Doença de Chagas já foram registrados em 2025 em Feira de Santana
Feira de Santana Saúde

130 casos da Doença de Chagas já foram registrados em 2025 em Feira de Santana

130 casos da Doença de Chagas já foram registrados em 2025 em Feira de Santana Foto: Thiago Paixão

Entre janeiro e o início de abril deste ano, Feira de Santana registrou 130 casos da Doença de Chagas. Os dados são do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN). A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos. O menor número de casos foi registrado entre bebês de até um ano de idade.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

Um estudo da Fiocruz divulgado em dezembro do ano passado apontou que a Bahia tem a quarta maior taxa de mortalidade do país pela doença, acima da média nacional. Apesar disso, Feira não está entre as regiões com maior número de mortes. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o município tem realizado o monitoramento e acompanhamento para controle dos casos por meio da Vigilância Epidemiológica.

“A pesquisa analisou o período de 2008 a 2018 e mostrou que quase 80% dos óbitos tinham a Doença de Chagas como causa principal, e 85% apresentavam problemas cardíacos. O maior risco é que muitas pessoas vivem sem sintomas por anos e só descobrem a doença quando o coração já está bastante comprometido, podendo até dobrar de tamanho e causar insuficiência cardíaca”, alertou o secretário.

O que fazer ao ser picado pelo barbeiro?

Uma das principais formas de transmissão acontece quando, ao coçar o local da picada feita pelo barbeiro, as fezes do inseto entram em contato com a pele ferida, permitindo que o protozoário causador da doença chegue à corrente sanguínea.

Quem tiver sido exposto ao inseto deve procurar o Ambulatório de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. No local, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza triagem e investigação dos casos.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

TNotícias - Notícias de Feira de Santana Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação