Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições
Brasil Eleições 2022

Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições

Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições Foto: reprodução

O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no WhatsApp ganhou uma atualização na segunda-feira (5) para permitir buscas sobre assuntos e links que circulam na internet. Com isso, eleitores podem verificar se conteúdo é falso ao pesquisar sobre ele no aplicativo.

A ferramenta foi criada para as eleições de 2020 e voltou a ser atualizada em abril de 2022. O “Tira-Dúvidas do TSE” conta com mais de 530 mil inscritos, segundo o tribunal.

Para usar o serviço, basta salvar o número (61) 9637-1078 na sua lista de contatos ou acessar o link wa.me/556196371078. 

E para utilizar a busca por possíveis fake news, siga este passo a passo:

  1. Para iniciar o assistente, envie qualquer mensagem, como “oi”;
  2. No menu “Ver tópicos”, escolha a opção “Fato ou boato?”
  3. Em seguida, selecione “Fazer uma consulta”;
  4. Envie um assunto ou link sobre o processo eleitoral.

O aplicativo vai enviar automaticamente links com o que foi verificado por parceiros do TSE sobre tema pesquisado. As mensagens podem ser encaminhadas para outras pessoas no WhatsApp.

Para este recurso, o tribunal tem parcerias com Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica.

O recurso foi criado em parceria entre TSE, WhatsApp, a provedora de tecnologia sem fins lucrativos Meedan e o provedor de serviços para negócios no mensageiro Infobip. De acordo com o tribunal, a funcionalidade de busca por possíveis fake news no mensageiro é pioneira no mundo.

Em breve, ele vai atender eleitores mesmo quando não tiver conteúdo verificado sobre o assunto ou o link pesquisado. A ideia do TSE é que ela seja atualizada para informar as agências parceiras sobre a busca e notificar usuários quando a checagem estiver disponível.

Entre os assuntos mais acessados no assistente do TSE, estão consultas sobre situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso de biometria, “Fato ou Boato” (informações checadas pelo TSE e por parceiros) e solicitação da certidão de quitação eleitoral.

Além desses recursos, a ferramenta ensinar como identificar informações falsas sobre o processo eleitoral, oferece informações sobre a segurança da urna eletrônica, reúne as datas do calendário eleitoral, entre outros.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação