No terceiro trimestre de 2025, Bahia registra menor taxa de desemprego em 13 anos
Bahia

No terceiro trimestre de 2025, Bahia registra menor taxa de desemprego em 13 anos

No terceiro trimestre de 2025, Bahia registra menor taxa de desemprego em 13 anos Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Resumo da notícia

  • A taxa de desemprego da Bahia caiu para 8,5% no 3º trimestre de 2025, a menor da série histórica da PNAD Contínua (iniciada em 2012), após duas quedas consecutivas.
  • Apesar do recorde, a Bahia manteve a 3ª maior taxa entre os estados, atrás apenas de Pernambuco (10%) e Amapá (8,7%), e acima da média nacional (5,6%). Salvador repetiu a taxa estadual (8,5%) e teve a 3ª maior entre as capitais.
  • A RMS registrou 9,7% de desocupação — menor da série histórica, mas ainda a maior entre as 21 regiões metropolitanas pesquisadas.

No terceiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação na Bahia ficou em 8,5%. Teve uma segunda queda consecutiva na comparação com o trimestre imediatamente anterior (havia sido de 9,1% no segundo trimestre), bateu o recorde e se tornou a menor, para o estado, nos 13 anos de série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012.

Ainda assim, a taxa de desocupação baiana continuou a terceira mais alta entre as 27 unidades da federação, abaixo apenas das registradas em Pernambuco (10%) e Amapá (8,7%). Também seguiu bem acima da taxa nacional (5,6%) e equivalendo a quase quatro vezes as verificadas em Santa Catarina e Mato Grosso, estados que tiveram as menores taxas de desocupação do Brasil, no terceiro trimestre (2,3%).

O município de Salvador registrou, no terceiro trimestre deste ano, uma taxa de desocupação idêntica à do estado como um todo (8,5%). Ela ficou estável frente ao trimestre imediatamente anterior (quando também havia sido de 8,5%), que já havia sido a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da PNADC.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Assim, no terceiro trimestre de 2025, Salvador passou a ter a terceira maior taxa de desocupação entre as capitais (havia sido a quinta no primeiro trimestre e a quarta no segundo trimestre), abaixo apenas de Manaus/AM (9%) e Belém/PA (8,9%).

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, a taxa de desocupação ficou em 9,7%, no terceiro trimestre de 2025, acima tanto da capital quanto do estado, ainda que menor do que a registrada no segundo trimestre (quando havia sido 10%).

Foi a menor taxa de desocupação nos 13 anos de série da PNADC, mas, ainda assim, continuou a ser a maior entre as 21 regiões metropolitanas de capitais pesquisadas.

A taxa de desocupação mede a proporção em porcentagem de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam e procuraram trabalho) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação