Operação Acesso Remoto apura fraude na comercialização de combustíveis na região de Salvador
Polícia

Operação Acesso Remoto apura fraude na comercialização de combustíveis na região de Salvador

Operação Acesso Remoto apura fraude na comercialização de combustíveis na região de Salvador Foto: Bruno Ricardo/ASCOM/PCBA

Resumo da notícia

  • A Polícia Civil realizou a Operação Acesso Remoto para investigar fraudes e adulteração de combustíveis em postos da Região Metropolitana de Salvador.
  • A suspeita é de uso de chips e mecanismos eletrônicos subterrâneos para manipular o volume e a composição dos combustíveis vendidos.
  • Foram cumpridos mandados em Lauro de Freitas e Simões Filho, com apoio da ANP, DPT e Ibametro; celulares foram apreendidos e as investigações continuam.

A Operação Acesso Remoto foi deflagrada, pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (28) para apurar a suposta prática de adulteração e fraude na comercialização de combustíveis em postos localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.

As investigações tiveram início após a Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) receber representação do Ministério Público, apontando a existência de uma organização criminosa voltada à adulteração de combustíveis por meio da instalação de mecanismos eletrônicos subterrâneos, acionados remotamente. Segundo a apuração, os dispositivos permitiriam a manipulação do volume e da composição química dos produtos comercializados.

Imagens por Bruno Ricardo/ASCOM/PCBA

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

De acordo com o inquérito, a tecnologia empregada envolve a inserção de chips eletrônicos em bombas de combustíveis e válvulas subterrâneas, estrutura que demanda obra de engenharia especializada, o que dificulta a identificação das fraudes em fiscalizações convencionais. Diante dos indícios, a DECON representou judicialmente pelos mandados de busca e apreensão, com o objetivo de permitir o acesso a todos os compartimentos dos postos investigados, a fim de verificar a existência de adulteração dos combustíveis.

Imagens por Bruno Ricardo/ASCOM/PCBA

A operação conta com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). As diligências seguem em andamento. Até o momento, foram apreendidos aparelhos celulares, que serão periciados.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação