“A campanha pela volta da Petrobras é uma bandeira que une sergipanos e vai trazer desenvolvimento para o estado”, diz senador Rogério Carvalho
Política

“A campanha pela volta da Petrobras é uma bandeira que une sergipanos e vai trazer desenvolvimento para o estado”, diz senador Rogério Carvalho

“A campanha pela volta da Petrobras é uma bandeira que une sergipanos e vai trazer desenvolvimento para o estado”, diz senador Rogério Carvalho

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) concedeu entrevista a uma emissora de rádio de Aracaju, nesta quarta-feira, 17, e fez uma análise sobre a campanha que iniciou para que a Petrobras retornasse a operacionalizar em sua totalidade em Sergipe.

Ele pontuou sobre as dificuldades que os trabalhadores sergipanos e o estado em si têm passado por conta da suspensão da operacionalização e como tem atuado para reverter essa situação. “A Petrobras já representou quase metade do PIB sergipano em determinados momentos. A saída da Petrobras reduziu o PIB, diminuiu a ocupação hoteleira, prestação de serviços e empobreceu a população”, disse.

“A privatização reduziu a massa salarial e a produção. A ideia é que a Petrobras possa reassumir esses campos, pois é preciso ter conhecimento e tecnologia para extrair petróleo de campos mais antigos. A Petrobras tem essa tecnologia, e empresas associadas, mesmo controladas pelo setor privado, podem ter um desempenho melhor”, explicou.

Carvalho revelou, ainda, que está mantendo conversas permanentes com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para buscar alternativas para a retomada da operação da empresa em Sergipe. “Tenho mantido conversas permanentes com o presidente da Petrobras. Inclusive, domingo à noite falei com ele; converso com ele regularmente sobre os caminhos e o que está sendo feito. Mas uma dificuldade é o desmonte da indústria naval no Brasil. Os estaleiros chegaram a ter setenta, oitenta mil trabalhadores. Quando o governo Lula reassumiu no início do ano passado, tinha cinco mil”, comentou.

“A Guiana Francesa está ganhando protagonismo, vários países nesta área onde desemboca o Rio Amazonas estão em crescimento. Está tendo um boom, demandando muita infraestrutura na indústria, principalmente logística e produção de extração do petróleo do mar. Isso tem demandado muita infraestrutura, e perdemos capacidade das nossas empresas. Acredito que resolveremos aqui em Sergipe, mas teremos dificuldade por conta deste mercado”, acrescentou.

Governo Lula
Também durante a entrevista, Carvalho fez uma breve análise do primeiro ano de governo do Presidente Lula (PT). “O presidente Lula teve um ano muito importante, e conseguiu a aprovação da reforma tributária, o novo arcabouço fiscal, o desenrola Brasil, e a retomada do Bolsa Família, sem interrupções. Houve um compromisso do presidente com a conclusão da BR-101, a duplicação da BR-235, a construção da ponte Penedo/Neópolis e os maiores investimentos devem ocorrer através da Petrobras”, ressaltou.

“Então, a gente não pode achar que é mais ou menos importante, é tanto que Sergipe pode receber quase R$ 100 bilhões do PAC. A maior parte desses recursos virá para a montagem da exploração e produção do petróleo nas águas profundas aqui de Sergipe”, completou.

Firme como oposição ao Governo do Estado
Questionado sobre o fato de continuar como oposição ao governo de Sergipe, mesmo tendo sido eleito com o apoio do presidente Lula, Carvalho disse que a oposição tem papel fundamental na democracia. “Às vezes, o papel crítico de identificação de problemas ajuda a quem governa a tomar medidas para não ficar ruim com a sociedade. A oposição tem lugar e função fundamentais”, afirmou.

“A população me colocou no lugar de oposição. Tenho um lugar para a oposição, tem 586 mil sergipanos, que, apesar de tudo, disseram: ‘Você está nesse lugar, você não é deste bloco, você é de outro bloco’. Eu me identifico com isso e cumpro esse papel”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Daniel Gomes

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Jovem Pan Aracaju - 88.7 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação