Biquíni brasileiro corre risco de ter vendas extintas após tarifaço de Donald Trump
Internacional

Biquíni brasileiro corre risco de ter vendas extintas após tarifaço de Donald Trump

Biquíni brasileiro corre risco de ter vendas extintas após tarifaço de Donald Trump Foto: Reprodução/site de compras Etsy

Resumo da notícia

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, afetando diretamente o setor de moda praia, que já enfrentava uma tributação de 34,9%.
  • Representantes da indústria têxtil, como Fernando Pimentel da Abit, alertam que a medida inviabiliza os negócios com os EUA e forçará empresas a buscar outros mercados ou terceirizar a produção.
  • A sobretaxa foi justificada por Trump como uma reação à suposta perseguição política contra Jair Bolsonaro, além de vir acompanhada de investigações sobre práticas comerciais brasileiras, incluindo o uso do Pix.

O biquíni brasileiro corre risco de ter as vendas extintas nos Estados Unidos (EUA) devido a sobretaxa de 50% nas exportações enviadas ao país americano decretada pelo presidente Donald Trump.

Antes da polêmica taxação, os produtos já eram tributados em 34,9%, quando o governo americano aumentou 10 pontos nas sobretaxas de exportações no mês de abril. No entanto, com a elevação de 40% na tributação em agosto, os tecidos de moda praia podem ser extintos dos EUA, segundo informações do jornal O Globo.

Em entrevista ao periódico, o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (aBIT), Fernando Valente Pimentel lamentou as altas tarifas. “O impacto é muito negativo. Dificilmente, haverá capacidade, tanto para o produtor brasileiro quanto para o consumidor americano, de absorvê-lo. Isso praticamente inviabiliza os negócios”.

“O tarifaço vai levar as empresas a procurarem outros caminhos e mercados, nacional ou internacional. Mas isso não é fácil do dia para a noite. Uma possibilidade é procurar outros países para produzirem e levar o nosso produto para os Estados Unidos. Estamos agendando encontros com empresas americanas para mostrar que não faz o menor sentido o Brasil ser taxado dessa forma”, emenda Pimentel.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Tarifaço de Trump

No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano a partir do dia 6 de agosto.

No documento, Trump diz ter adotado a medida sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, estaria sofrendo perseguição política.

Os Estados Unidos também iniciaram uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Digital FM 96.3 - Alagoinhas Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação