Bruno Reis faz apelo para pais levarem filhos para tomarem vacina contra a poliomielite
Salvador Saúde

Bruno Reis faz apelo para pais levarem filhos para tomarem vacina contra a poliomielite

Bruno Reis faz apelo para pais levarem filhos para tomarem vacina contra a poliomielite Foto: Reprodução

O prefeito de Salvador, Bruno Reis(UB), voltou a pedir que os pais levem seus filhos para se vacinar contra a poliomielite na capital baiana.
Segundo Bruno, a prefeitura tem feito um forte trabalho de conscientização junto à população.

“Além das campanhas de rádio, tv e redes sociais, nós iniciamos a vacinação nas escolas. O nosso apelo é que os pais vacinem seus filhos. Temos vacina disponíveis, equipes de vacinação e é importante que os pais autorizem a vacinação das crianças”. Disse o prefeito.

Ouça aqui:

Baixa cobertura de pólio e multivacinação

Iniciadas em 08 de agosto, as Campanhas contra Poliomielite e Multivacinação ainda apresentam baixa adesão na capital baiana. Até o momento, pouco mais de 30 mil crianças menores de cinco anos de idade que residem no município compareceram aos postos para se protegerem contra pólio. O número corresponde a apenas 19% dos 152 mil pequenos que compõem o público alvo na cidade. A meta da gestão é imunizar pelo menos 95% da população elegível.

Já a estratégia da multivacinação, cerca de 48 mil jovens menores de 15 anos buscaram os postos para atualização da caderneta vacinal. A expectativa da SMS é que 497 mil crianças e adolescentes participem da mobilização.

“A situação é extremamente preocupante porque algumas doenças, apesar de estarem eliminadas ou sob controle em nosso país, podem ser reintroduzidas com essas baixas coberturas vacinais”, alerta Doiane Lemos, coordenadora de imunização.

Campanha contra pólio – Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação