Carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do Brasil
Salvador

Carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do Brasil

Carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do Brasil Foto: Valter Pontes/Secom/Salvador

Resumo da notícia

  • O presidente Lula sancionou a Lei nº 15.196, que declara o carnaval de Salvador como “manifestação da cultura nacional”, destacando sua importância histórica, social e cultural, especialmente para a cultura afro-brasileira.
  • O carnaval baiano atraiu mais de 1 milhão de pessoas em 2025 e movimentou quase R$ 2 bilhões, gerando emprego, renda e visibilidade internacional.
  • O reconhecimento oficial presta homenagem à capital baiana e à cadeia produtiva envolvida na festa, reforçando a projeção do evento como uma das experiências culturais mais relevantes do planeta, similar ao carnaval de Pernambuco.

O Carnaval de Salvador é agora oficialmente uma “manifestação da cultura nacional”. O reconhecimento desse status foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8).

Segundo o Ministério do Turismo, a Lei nº 15.196 reforça “não apenas a importância do espetáculo visual e dos ritmos contagiantes que arrastam multidões, mas também a relevância histórica, social e cultural do festejo, principalmente para a cultura afro-brasileira”.

Com a sanção da lei, a festa ganha “um selo que a consagra em todo o país, prestando homenagem à capital baiana e à toda cadeia produtiva que faz do evento baiano uma experiência única no mundo”.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Em nota, o ministro do Turismo, Celso Sabino, lembra que o carnaval da capital baiana é conhecido em todo o mundo.

“Com o reconhecimento, estamos dizendo ao mundo que o Brasil reconhece a importância de uma das experiências culturais mais potentes do planeta, uma festa que gera emprego, renda e que é um orgulho imenso para todos nós”, justificou o ministro.

Levantamento da prefeitura de Salvador mostra que, em 2025, o carnaval atraiu mais de 1 milhão de pessoas e movimentou quase R$ 2 bilhões.

Lei semelhante foi sancionada em maio pelo presidente Lula, reconhecendo, no caso, o carnaval pernambucano.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Jovem Pan Feira de Santana - 100.9 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação