Com 32 famílias abrigadas em escolas, sirenes de cinco bairros de Salvador são acionadas 
Geral

Com 32 famílias abrigadas em escolas, sirenes de cinco bairros de Salvador são acionadas 

Com 32 famílias abrigadas em escolas, sirenes de cinco bairros de Salvador são acionadas  Foto: Reprodução/TV Bahia

A forte chuva que cai em Salvador desde o final de semana segue causando transtornos e preocupações. Até a tarde desta segunda-feira (18), cinco sirenes foram acionadas pela Defesa Civil de Salvador, após análise do risco de deslizamento de terra.

Ao menos, 62 pessoas já saíram de suas casas e procuraram abrigo nos centros de acolhimento, localizados em escolas municipais.

Somente na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) abrigou 23 famílias na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, no bairro do Lobato.

De acordo com o G1Ba, as sirenes de Bom Juá, no Calabetão, Baixa do Cacau, em São Caetano, e Mamede, no Alto da Terezinha, foram acionadas na tarde desta segunda. Durante a manhã, as sirenes de Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano, já haviam sido acionadas.

Segundo a Defesa Civil de Salvador, as sirenes são ligadas quando uma localidade acumula um volume de chuvas superior a 150 milímetros em apenas 72 horas.

Após o acionamento, as famílias devem se dirigir até uma escola municipal, que funciona como o ponto de acolhimento do bairro. Lá, elas são registradas e recebem alimentação, itens de higiene e um local para dormir até que seja seguro voltar para a casa.

Os técnicos da Codesal fazem a vistoria das casas e depender dos laudos da Defesa Civil, existe a possibilidade da concessão de Auxílio Aluguel no valor de R$300 ou Auxílio Emergencial, que varia de um a três a salários mínimos.

Ao menos 20 casas foram evacuadas na comunidade por causa do risco de desabamento, já que o solo está encharcado, ainda há movimentação de terra no local e a previsão é de que a chuva permaneça nas próximas horas.

De acordo com a Defesa Civil, até as 14h20 desta segunda-feira foram registradas cerca de 210 ocorrências, sendo 50 demandas de deslizamento de terra, 42 de ameaça de deslizamento, 31 ocorrências de ameaça de desabamento e 28 avaliações de imóveis alagados.

As previsão é de que o tempo siga instável na capital baiana até a próxima quinta-feira (21).

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação