Comunidade do Candeal II, na Matinha, protesta contra problemas nos serviços públicos
Por dandara | 10/07/2024 13:35 e atualizado em 02/08/2024
Um grupo de aproximadamente 100 pessoas protestam nesta quarta-feira (10) na comunidade quilombola do Candeal II, na Matinha, zona rural de Feira de Santana, e denunciam diversos problemas na prestação dos serviços públicos, como transporte, educação e saúde.
As reclamações são devido a falta de professores, condição dos ônibus do transporte coletivo e das estradas, do posto de saúde e sala de vacinação. Segundo o líder comunitário José das Virgens, é uma negativa de direitos para a comunidade local. Os manifestantes se reuniram no Largo das Crianças, no fim de linha do Candeal II.
“O quilombo já fez várias manifestações, comissões já foram formadas para ir nas diversas secretarias, mas não tivemos solução, não é de hoje, a gente luta desde o ano passado, sobre problema do posto, da escola, das estradas. Constantemente estamos parando aqui, os problemas não são resolvidos”, contou o morador da comunidade.
Em nota enviada a reportagem do Transnotícias, pela Prefeitura de Feira de Santana, a gestão municipal disse que a estrada da comunidade recebeu patrolamento e encascalhamento em junho e que há um agendamento para esta semana uma visita da equipe para realizar os devidos reparos. Sobre a educação, são 11 escolas municipais com capacidade de atender 1.965 alunos e no Candela II a escola Joaquim Pereira Dos Santos, com 243 alunos matriculados, funciona normalmente com o corpo docente completo. Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Prefeitura de Feira de Santana informa que a estrada da comunidade Candeal, no distrito da Matinha, recebeu patrolamento e encascalhamento em junho. A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) também agendou para esta semana uma visita da equipe para realizar os devidos reparos na estrada principal da localidade.
No distrito da Matinha são 11 escolas municipais com capacidade de atender 1.965 alunos. Entre elas, uma no Candeal II (Joaquim Pereira Dos Santos) com 243 alunos matriculados. Todas elas funcionam normalmente com o corpo docente completo.
SEMOB
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informa que diariamente as comunidades do Candeal I e II são atendidas por dois ônibus do tipo convencional (com maior capacidade de passageiros) para suprir a demanda de usuários nestas localidades.
Ao todo são ofertadas 14 viagens, em dias úteis, das 4h30 às 20h, e mais 11 viagens (sábados) e sete aos domingos, das 5h às 20h através de duas linhas, sendo a 99 (Candeal II via Matinha) e 51 (Candeal I e II via Maria Quitéria).
A Prefeitura de Feira vem priorizando a mobilidade urbana com a entrega de novos ônibus com ar-condicionado, revitalização de terminais de transbordo e estações BRT, além de implementar novas tecnologias, como QR Code em novos abrigos, e o aplicativo Cittamobi que permite ao passageiro acompanhar a previsão de chegada do ônibus em tempo real e ferramentas exclusivas para pessoas com deficiência.

leia também
