Cresce o número de brasileiros que não usam mais máscaras de proteção
Por dandara | 29/08/2022 18:48 e atualizado em 02/08/2024
Segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria e realizada pelo Instituto FSB, uma em cada três pessoas não uso mais máscara de proteção facial em nenhum local do Brasil. O resultado divulgado nesta segunda (29), o índice de pessoas que deixaram a proteção de lado quase dobrou de abril para julho, saindo dos 17% para os 32%.
A tendência já era esperada, segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Ele explica que diante do cenário de menor gravidade da pandemia e com alta cobertura vacinal, as atividades econômicas estão retornando ao ritmo normal. Mas, ainda assim, ele lembra que é preciso prestar atenção nos números e manter os cuidados necessários para evitar nova onda.
Mesmo sem obrigatoriedade, ainda é maioria, 55%, quem opta por usar a máscara no transporte público. A boa adesão também foi registrada em mercados: 49% dos entrevistados.
Quando o foco é onde as pessoas menos usam máscaras, 75% dos entrevistados disseram que dispensam a proteção em encontros com amigos e parentes. Já no ambiente de trabalho 31% continuam a usá-las.
A CNI realiza pesquisa sobre a situação da pandemia de covid-19 no Brasil e o comportamento da população desde o início de 2020.

leia também
