Documentários sobre sons do candomblé serão exibidos no projeto Cine Noise
Por dandara | 29/11/2024 13:30 e atualizado em 29/11/2024A quarta etapa do projeto Cine Noise será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30, com a exibição dos documentários “É d’Oxum: a força que mora n’água” e “As gravações de Turner na Bahia”. A atividade tem acesso gratuito.
O documentário curta-metragem “É d’Oxum: a força que mora n’água” apresenta a criação desta que é uma das obras musicais que melhor traduz o sentimento de pertencimento identitário soteropolitano e baiano. A direção é de Day Sena.
Expressa em cada verso da canção, a relação entre a natureza e o candomblé é um aspecto cultural e simbólico essencial do jeito de ser baiano, presente na memória afetiva do povo, seus festejos e crenças. Além dos depoimentos dos autores da música, o filme conta com as participações de Ana Mametto, Armandinho, Daniela Mercury, Edvaldo Brito, Lia Chaves, Márcia Short, Margareth Menezes, Ubiratan Marques e Roberto Sant’Ana.
A segunda exibição trata das pesquisas conduzidas na Bahia no início da década de 1940 pelo linguista afro-americano Lorenzo Turner, em terreiros de candomblé de Salvador e do Recôncavo Baiano, que deixaram como legado preciosos registros em áudio de personalidades religiosas como Mãe Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia e Manoel Falefá.
O documentário “As gravações de Turner na Bahia”, dirigido por Gabriela Barreto, aborda a importância do fazer musical nestas comunidades, traçando um panorama entre o material gravado na Bahia antiga e a tradição oral ainda cantada e tocada em terreiros e na música popular baiana.
📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
CINE NOISE
O projeto exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro.
Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo as devidas condições de acessibilidade.
A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.