Kareen Mendes lança música declarando amor à Feira de Santana; Single tem participação do jornalista Elsimar Pondé
Por dandara | 08/09/2022 16:39 e atualizado em 02/08/2024
Feirense por opção, a cantora Kareen Mendes, aliou o amor pela música ao amor pela Princesa do Sertão. Uma declaração de amor musicada à terra, que há três décadas lhe acolheu, é o presente de aniversário de Kareen para Feira de Santana e será lançada na próxima sexta-feira (09).
“Feira da Rua é a minha homenagem à essa cidade que tanto me deu e que faz aniversário este mês. Nesta canção, eu quis falar o que é Feira de Santana para mim. Histórias e símbolos que são muito importantes, que se tornaram referência, como Senhora Santana, Lucas da Feira, Festival Feira Noise e o Beco da Energia, por exemplo”, explica Kareen.
A artista ainda destaca na letra a forte vida cultural que a cidade tem e da qual ela faz parte intensamente. Além do lançamento de “Feira da Rua” nas plataformas digitais, nesta sexta, às 18h30, Kareen Mendes se apresenta no Centro Cultural SESC com um show autoral.
“Essa música traz nos arranjos e orquestração elementos do que chamamos de samba rural. Criamos um encontro entre o samba de caboclo, tocado por Luizinho do Jêje, o surdo, que traz a marcação do samba carioca, o acordeom e a linha de violão de chula, típica da região, representando os elementos rurais e rústicos.”, explica Alex Mesquita, que assina a direção musical, guitarras e arranjos das cinco músicas EP.

Elsimar Pondé e Kareen Mendes – Foto: Arquivo Pessoal
A música tem participação de um grande conhecido da comunicação feirense. Elsimar Pondé, jornalista e âncora dos programas Transnotícias, da rádio Transbrasil e do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan. Além de comunicador, Pondé é ativista cultual e companheiro de Kareen. Estreante, ele conta como foi a experiência.
“Para mim foi uma satisfação, porque sou apaixonado por Feira de Santana e embora viva no meio cultural há muitos anos, esta foi a minha primeira experiência participando diretamente de uma música. Está sendo duplamente especial, afinal, eu recito um texto da minha companheira, que também é a grande estrela em questão”. Conta, o jornalista.
O texto que Pondé se refere é o contemporâneo presente no Single. Ele entra com a mixagem de Yacoce Simões, que buscou um efeito de megafone para à sua voz, o que Alex Mesquita nominou como “efeito de pregoeiro”, que é um típico propagandista de feiras de rua.
“O objetivo é que o texto fosse recitado no estilo dos pregoeiros de feiras, como se estivesse anunciando algo espetacular, corroborando com a composição de Kareen. A ideia é um reverbe que projeta essa voz e cria essa situação acústica inusitada na música”, completa Mesquita.
Do EP “Basta Só Desejar” já foram lançadas as músicas “Sente a Brisa”, “Basta Só Desejar” e “Eu Sou de Santo”, que estão disponíveis em todas as plataformas digitais, além de outros trabalhos da artista.
Este é um EP que traduz a identidade de Kareen Mendes através de elementos regionais, que se fundem com uma linguagem contemporânea, valorizando suas raízes e sua trajetória, uma característica marcante desse novo movimento baiano. Além de Alex Mesquita e do percussionista Luizinho do Jêje, a música tem a participação de músicos relevantes do mercado musical regional e nacional como o pianista e tecladista Marco Carvalho, o baterista Tito Oliveira, o sanfoneiro Janderson do Acordeon e o baixista Nelmário Marques.
A mixagem ficou por conta do pianista Yacoce Simões. A produção fonográfica é das empresárias Andrea Dorea e Jaqueline Sangalo, da Dorea & Sangalo.

leia também
