Lançamento do livro “Não Tão Secreto Assim” revela nova voz de Sophia Trindade na literatura juvenil
Por Yasmin Mota | 11/10/2025 09:35 e atualizado em 13/10/2025
Foto: Divulgação
Resumo da notícia
- No dia 22 de outubro, será lançado o livro “Não Tão Secreto Assim”, primeiro trabalho da jovem autora Sophia Trindade, de 18 anos, na Biblioteca do CETENS/UFRB.
- A história gira em torno de Nicolas, um imortal em busca de companhia. O livro inclui ilustrações de Don Guto e uma playlist temática com músicas que acompanham a narrativa.
- O lançamento homenageia Rebeca Trindade, prima da autora falecida em 2012. O projeto contou com apoio da mãe da autora, Kareen Mendes, e foi contemplado por editais culturais municipais e federais.
A partir de agora o público vai conhecer a trajetória da jovem e talentosa Sophia Trindade pelo incrível mundo da literatura. No dia 22 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS/UFRB, será lançado o livro “Não Tão Secreto Assim”.
Sophia demonstrou interesse pela leitura e consequentemente pela escrita ainda muito nova e agora, aos 18 anos, apresenta sua primeira produção literária. A música e o cinema também fazem parte das paixões dela, possibilitando que muitas referências tenham sido adicionadas ao seu repertório como escritora.

Foto: Divulgação
O livro traz ilustrações do conceituado multiartista feirense Don Guto e a indicação de uma playlist com as músicas que marcam os momentos históricos que enriquecem a narrativa construída pela jovem autora.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
“Não Tão Secreto Assim” conta a história de Nicolas, um homem que foi abençoado ou amaldiçoado com a imortalidade. Com o passar dos anos ele consegue se tornar uma pessoa praticamente completa, vida financeira confortável, sabedoria e conhecimento, mas lhe faltava uma coisa: uma companhia”.
A produção do projeto ficou a cargo da mãe de Sophia, a cantora e compositora Kareen Mendes. A orelha do livro foi escrita pelo radiojornalista e produtor cultural Elsimar Pondé, padrinho da autora.
HOMENAGEM
A data de apresentação do livro ao público tem um caráter simbólico e sentimental, a escolha foi feita para homenagear a prima de Sophia, Rebeca Trindade, que infelizmente morreu em 22 de outubro de 2012, vítima da Covid 19.
O lançamento do primeiro livro de Sophia Trindade foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também