Lote extra de abano salarial beneficia trabalhadores com inconsistência em dados relativos a 2023; saiba detalhes
Por Hamurabi Dias | 15/10/2025 17:18 e atualizado em 15/10/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Resumo da notícia
- O governo federal iniciou, nesta quarta-feira (15), o pagamento de um lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep, beneficiando cerca de 1,6 milhão de trabalhadores que tiveram inconsistências nos dados de 2023. As correções foram autorizadas pela Resolução Codefat nº 1.013/2025, permitindo que empresas ajustassem as informações até 20 de junho. Os valores variam de R$ 126,50 a R$ 1.518,00, conforme o tempo trabalhado em 2023.
- Têm direito os trabalhadores com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2023, com salário médio de até dois mínimos, e inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Caixa Tem, Caixa Trabalhador ou pela Central Alô Trabalho (158). Domésticos, rurais e contratados por pessoa física não têm direito ao benefício.
- PIS (iniciativa privada): crédito pela Caixa, via conta, Caixa Tem ou saque com Cartão Cidadão. Pasep (setor público): crédito em conta do Banco do Brasil, com opção de TED, PIX ou saque presencial. Os valores podem ser sacados até 29 de dezembro de 2025, e quem não foi incluído pode registrar recurso pelo app da Carteira de Trabalho Digital.
Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores com inconsistência nos dados enviados pelos empregadores que trabalharam de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 e com salário de até dois mínimos receberão um dinheiro extra. O governo federal inicia nesta quarta-feira (15) o pagamento de lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
A medida beneficia trabalhadores que ficaram de fora do calendário regular por falhas ou atrasos no envio de informações pelos empregadores à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou ao e-Social. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o lote extraordinário foi autorizado pela Resolução Codefat nº 1.013/2025, que permitiu a correção dos dados pelas empresas até 20 de junho.
Os pagamentos variam de R$ 126,50 a R$ 1.518,00, conforme o número de meses trabalhados em 2023, ano-base para o cálculo do benefício. Os recursos ficarão disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.
Quem tem direito
Está inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
Trabalhou com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
Recebeu remuneração média de até dois salários mínimos no período;
Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial;
O lote extra contempla apenas trabalhadores que atendiam aos critérios gerais, mas tiveram as informações corrigidas e reenviadas até junho deste ano.
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Não têm direito ao abono salarial
Empregados domésticos;
Trabalhadores rurais e urbanos contratados por pessoa física;
Empregados de pessoa física equiparada a jurídica.
Como consultar se você vai receber
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: basta acessar com CPF e senha do gov.br, ir até a aba “Benefícios” e selecionar “Abono Salarial”;
Central Alô Trabalho (158): atendimento gratuito;
Aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, para trabalhadores da iniciativa privada.
Como será feito o pagamento
– Para quem recebe PIS (trabalhadores da iniciativa privada):
Crédito automático para quem tem conta na Caixa Econômica Federal;
Poupança Social Digital acessada pelo Caixa Tem;
Saque com Cartão Cidadão em terminais, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
Saque presencial nas agências da Caixa com documento de identificação.
– Para quem recebe Pasep (servidores públicos e trabalhadores de estatais)
Crédito em conta corrente no Banco do Brasil (BB);
Transferência via TED ou PIX para outras instituições;
Saque presencial nas agências do BB.
Prazo e recursos
O saque pode ser feito até 29 de dezembro de 2025. Quem acredita ter direito, mas não foi incluído no lote, pode registrar recurso diretamente no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 158 (Alô Trabalho), pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo “uf” pela sigla do estado) ou nas superintendências regionais do Trabalho.
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