Obra da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia, anunciada no PAC do governo federal, é suspensa
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Obra da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia, anunciada no PAC do governo federal, é suspensa

Obra da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia, anunciada no PAC do governo federal, é suspensa Foto: Divulgação/BAMIN

A obra da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% do projeto concluído.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pela BAMIN, responsável pela construção. Segundo a companhia, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi “desmobilizado” na segunda-feira (31), após um investimento de R$ 784 milhões.

O g1 tenta localizar a Prumo Engenharia para obter mais informações. O motivo da suspensão de contrato não foi informado.

O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.

O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos.

Na época, a BAMIN previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.

Em nota, a BAMIN disse que, mesmo com a medida, os serviços de manutenção serão mantidos, além de todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro.

Ainda conforme a BAMIN o Grupo ERG, responsável pela companhia, “permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação desta ação”.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) informou que fará uma assembleia nesta quarta-feira (2) para abordar a situação.

O g1 procurou o Ministério dos Transportes, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

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Leia a nota da BAMIN na íntegra:

“A BAMIN, empresa subsidiária do Grupo ERG, informa que o contrato de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), no trecho entre os municípios entre Uruçuca e Ilhéus, será desmobilizado a partir do dia 31 de Março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023. Até o momento, a ERG investiu R$ 784 milhões na ferrovia, desde o início da concessão em 2021. É importante informar que, mesmo com a finalização deste contrato, os serviços de manutenção serão mantidos e todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro continuarão a serem executadas. A ERG permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação do projeto”.

A Fiol

O projeto da Fiol contra com três trechos, que vão totalizar 1.527 km de extensão, ligando o futuro Porto de Ilhéus à cidade tocantinense de Figueirópolis, com conexão à Ferrovia Norte-Sul.

A ferrovia será um importante ponto para o escoamento de milhares de toneladas de minério produzidos no sul da Bahia e dos grãos da região oeste. A estimativa é de que, quando estiver em operação, a emissão de gases do efeito estufa seja reduzida em 86%.

Os benefícios esperados incluem também a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos, e o aumento da produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional.

Atualmente, a Fiol 2 está em construção, sob responsabilidade da empresa Infra S.A. Já a Fiol 3 está em fase de estudos. Na Bahia, depois de executado, o projeto deve beneficiar diretamente 31 municípios. São eles:

• Ilhéus;

• Uruçuca;

• Aurelino Leal;

• Ubaitaba;

• Gongogi;

• Itagibá;

• Aiquara;

• Itagi;

• Jequié;

• Manoel Vitorino;

• Barra da Estiva;

• Mirante;

• Tanhaçu;

• Aracatu;

• Brumado;

• Livramento do Brumado;

• Lagoa Real;

• Rio do Antônio;

• Ibiassucê;

• Caetité;

• Guanambi;

• Palmas de Monte Alto;

• Riacho de Santana;

• Bom Jesus da Lapa;

• Serra do Ramalho;

• São Félix do Coribe;

• Jaborandi;

• Santa Maria da Vitória;

• Correntina;

• São Desidério;

• Barreiras.

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