Onda de calor: confira dicas para manter o bem-estar sem aumentar a conta de energia
Por dandara | 16/11/2023 07:17 e atualizado em 16/11/2023Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na terça-feira (14), quatro alertas para o território da Bahia, com temperaturas que podem ficar 5º acima da média durante cinco dias. O clima quente pode elevar o uso de equipamentos térmicos, como ventilador e ar-condicionado, provocando um aumento na fatura de energia. Para que haja um consumo consciente neste período, a Neoenergia Coelba separou algumas dicas.
Além do aumento na fatura de energia, o uso de aparelhos eletroeletrônicos de maneira simultânea sem que tenha havido um dimensionamento elétrico adequado na residência pode provocar sobrecargas e acidentes nas residências. Por isso, é importante realizar a revisão elétrica periodicamente com um eletricista capacitado.
Ao utilizar o ar-condicionado, ajuste o termostato para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário. Após resfriar o ambiente, use o ventilador para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico.
Por conta das altas temperaturas, evite a utilização do chuveiro elétrico. Caso opte por usá-lo, ajuste-o para a posição “verão”. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.