Polícia desarticula garimpo ilegal e prende chinês apontado como responsável pelas atividades
Por Hamurabi Dias | 26/08/2025 22:01 e atualizado em 26/08/2025
Foto: Divulgação
Resumo da notícia
- Policiais militares da Cippa Lençóis desmantelaram um garimpo clandestino em Oliveira dos Brejinhos (BA), em operação iniciada após denúncia anônima. O garimpo funcionava há cerca de dois meses sem autorização legal.
- Foram apreendidos mais de 60 toneladas de quartzo, explosivos de demolição (ANFO), emulsões explosivas, cordel detonante, espoletas, retroescavadeiras, pá carregadeira, compressores e caminhão caçamba.
- Um estrangeiro de origem chinesa, em situação irregular, foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial. O material explosivo foi recolhido pelo BOPE e a atividade ilegal foi interrompida.
Na última segunda-feira (25), policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis desarticularam um garimpo ilegal em Oliveira dos Brejinhos, onde foram apreendidos explosivos de uso restrito, máquinas e mais de 60 toneladas de quartzo.
Durante fiscalização ambiental no Povoado Urucu, município de Oliveira dos Brejinhos, as guarnições flagraram a extração ilegal de minério e apreenderam material explosivo.

Foto: Divulgação
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
A operação foi iniciada após denúncia anônima sobre um garimpo clandestino que funcionava há cerca de dois meses sem qualquer tipo de autorização legal. No local, a guarnição encontrou aproximadamente 60 toneladas de quartzo, distribuídas entre carga já transportada e material estocado.
Também foram apreendidos três sacos com 25kg de explosivo de demolição tipo B (ANFO), três emulsões explosivas encartuchadas, um carretel de 200 metros de cordel detonante, 39 espoletas, além de duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, compressores industriais e um caminhão caçamba carregado.

Foto: Divulgação
Um estrangeiro de origem chinesa, em situação irregular, foi identificado como responsável pela atividade e conduzido à Delegacia Territorial, onde foi autuado em flagrante. O material explosivo foi recolhido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e a atividade ilegal foi coibida.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também