Prefeitura anuncia retorno da meia passagem aos domingos em Salvador
Por dandara | 09/09/2022 11:27 e atualizado em 09/09/2022O Prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) anunciou, na manhã desta sexta-feira(9), o retorno do “Domingo é meia”, programa que garante meia passagem para a população.
“Avisa a galera que vai para a praia no fds ou que vai visitar a família ou crush: o Domingo é Meia retorna a partir desse domingo (11)”. Escreveu em sua conta no Twitter.
https://twitter.com/brunoreisba/status/1568228410232635395
“Durante a pandemia e com toda a dificuldade que o transporte enfrenta, eu tive que suspender o Domingo é Meia. Mas quero dizer a vocês que, a partir deste domingo, todo mundo só vai pagar meia”, informou o prefeito, durante entrega da requalificação da Rua São Lucas, em Jaguaripe.
Em discurso, o gestor municipal destacou o esforço da prefeitura para retomar o programa, mesmo em um cenário adverso. “Mesmo com o preço do óleo diesel não tendo voltado a patamares normais, e a Prefeitura tendo que colocar dinheiro no sistema, estamos garantindo a volta do Domingo é Meia”, afirmou.
Bruno reiterou que o transporte público é o maior problema que tem enfrentado em sua administração, mas que se trata também de uma questão nacional. “Não é um problema de Salvador, é de todas as grandes cidades do Brasil. Porque a tarifa que a gente paga, que é cara, não remunera mais o custo do transporte sobre pneus. Salários dos profissionais, pneus, manutenção e principalmente o óleo diesel, que aumentou 130% nesse último ano, chegando até a 8 reais o litro. Hoje, a Prefeitura está ajudando a pagar o combustível para os ônibus saírem da garagem”, disse.
O programa estava suspenso em Salvador desde 12 de março de 2021, por conta da pandemia de covid-19, anunciou a prefeitura na época.
“No domingo não terá esse benefício. É mais uma medida para desestimular as pessoas a saírem das suas casas ou se deslocarem pela cidade”, disse na ocasião Bruno.
Com a situação da covid-19 mais controlada na capital, a prefeitura vai retomar o benefício.
Bruno disse que a prefeitura entende que “é o momento” de voltar o programa, mesmo sem a garantia de liberação dos recursos do ICMS para o setor. “Seguramos o máximo”.
Atualmente, a passagem está custando R$ 4,90 em Salvador. Com o benefício, é cobrada meia entrada todo domingo para qualquer pessoa.