Lula afirma que Donald Trump está “mal-informado” sobre Brasil
Por Yasmin Mota | 25/09/2025 11:11 e atualizado em 25/09/2025
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Resumo da notícia
- O presidente Lula afirmou que as decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil se baseiam em informações equivocadas, e que o republicano está “mal-informado”.
- Lula defende que um encontro entre os dois, com respeito mútuo, pode esclarecer os mal-entendidos e restabelecer relações diplomáticas estáveis entre os países.
- O presidente ressaltou a importância econômica da relação Brasil-EUA, lembrando que os EUA tiveram superávit de US$ 410 bilhões em 15 anos e que há interesses empresariais e políticos envolvidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na quarta-feira (24) estar convencido de que as decisões tomadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil se basearam na qualidade das informações que o norte-americano recebeu. O petista afirmou ter muito interesse no encontro com Trump porque avalia que ele está “mal-informado”.
Declarou acreditar que ambos devem se tratar com respeito porque não há motivo para “brincadeira entre 2 homens de 80 anos”. “Acho que ele está mal-informado em relação ao Brasil e possivelmente isso tenha levado ele a tomar algumas decisões que não são aceitáveis na relação de 2 países que têm relação diplomática há mais de 200 anos. Na hora que a gente tiver um encontro, eu acho que tudo isso ficará resolvido e o Brasil e os EUA voltarão a viver em harmonia e quimicamente estáveis”, afirmou Lula.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Lula afirmou que o encontro com Trump interessa à sociedade, aos empresários e aos políticos porque há muitos “investimentos em jogo”. “Temos um fluxo comercial muito importante. Então, eu não sei quem foi que disse para o presidente Trump que ele tinha um deficit comercial com o Brasil. Ele teve um superávit em 15 anos de US$ 410 bilhões. Como eu não sei quem é que deu informação para ele, eu espero que, sentado numa mesa, eu, ele, os assessores dele, meus assessores, a gente possa restabelecer a harmonia necessária que tem que ter entre Brasil e Estados Unidos”, disse.
O governo brasileiro costuma rebater as críticas de Trump à relação comercial entre os países dizendo que há superavit dos EUA. Isso está correto. Ocorre que o republicano afirma que as tarifas brasileiras são sempre mais altas do que as norte-americanas.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.