Região Leste da Polícia Militar, com sede em Feira de Santana, passa por reestruturação; entenda
Por Yasmin Mota | 09/09/2025 11:55 e atualizado em 09/09/2025
Foto: Divulgação/Instagram/@rondespleste
Resumo da notícia
- A reestruturação da Polícia Militar da Bahia, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, inclui a integração da Companhia de Guarda e do Esquadrão Asa Branca ao Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), com sede em Feira de Santana, otimizando a gestão e o alinhamento estratégico.
- A RONDESP Leste foi elevada a Batalhão, com expectativa de mais recursos e efetivo. Também foi criado o 25º Batalhão, enquanto a 66ª CIPM foi remanejada de Feira de Santana para Conceição do Jacuípe.
- Com as mudanças, o município passa a contar com três Companhias e um Batalhão Operacional, aumentando a capacidade de combate à criminalidade e aproximando a polícia da comunidade.
A reestruturação da Polícia Militar da Bahia já foi sancionada e traz mudanças importantes para a estrutura organizacional do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L). Essas transformações impactam diretamente o dia a dia da população, fortalecendo a segurança e a proximidade com a comunidade.
Com as mudanças, a Companhia Independente de Polícia de Guarda e o Esquadrão de Motociclistas Asa Branca passam a integrar oficialmente o CPR-L.

Foto: Divulgação/Instagram/@cprleste.pmba
Com sede em Feira de Santana, elas ficam subordinadas ao Comando da Região, o que permite maior alinhamento, gestão mais eficiente e coordenação estratégica do policiamento.
A RONDESP Leste agora é Batalhão. Segundo a Polícia Militar, a mudança traz melhores condições para operações planejadas e seguras, além de mais recursos e, futuramente, aumento de efetivo.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Foi criado o 25º Batalhão e remanejada a 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Feira de Santana, que antes contava com quatro Companhias Independentes, agora terá três Companhias e um Batalhão Operacional.
Essa mudança garante mais robustez e maior capacidade de combate à criminalidade no município. Já a 66ª CIPM, que era sediada em Feira de Santana, passa a ter a sede em Conceição do Jacuípe.
As mudanças ocorrem após a assinatura do governador Jerônimo Rodrigues na última segunda-feira (8) que sancionou leis para criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes, além de cargos estratégicos para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). O ato realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Foto: Divulgação/Instagram/@cprleste.pmba
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também