Salvador lidera ranking nacional de ‘descasados’, afirma IBGE
Por Yasmin Mota | 06/11/2025 11:08 e atualizado em 06/11/2025
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Resumo da notícia
- Salvador lidera o ranking nacional de maior número de pessoas separadas e é a segunda em número de solteiros, segundo o Censo 2022 do IBGE
- Em 2022, 44,7% dos soteropolitanos viviam em união, enquanto 23,8% eram descasados e 31,5% nunca haviam vivido uma união conjugal, número menor que em 2010.
- Na Bahia, 193 municípios registraram mais da metade da população em união conjugal, com destaque para Feira da Mata, Tabocas do Brejo Velho e Rio do Antônio.
Salvador é a capital do Brasil com o maior número de “descasados” e a segunda de solteiros, segundo dados do Censo de 2022, publicados na quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números fazem parte dos dados sobre nupcialidade e estrutura familiar.
Conforme informou o IBGE, descasados são aqueles que se separaram de uma união conjugal, independentemente de casamento, união estável ou que estavam morando juntos. Nesse sentido, o órgão separou as apurações em três grupos: viviam em união; não viviam, mas já viveram em união; e nunca viveram em união.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
O levantamento colocou pessoas que estão em relacionamento, mas que não vivem juntas, na categoria de solteiros.
Dessa forma, o levantamento apontou que 44,7% dos soteropolitanos, em 2022, viviam em uma união conjugal. Já entre as pessoas descasadas, os dados mostram um crescimento para 23,8% da população que mantinha uma relação estável, mas que se separou. Salvador era o quarto lugar no ranking, mas o novo levantamento colocou a capital dos baianos em primeiro.
O número de pessoas que nunca tinham vivido uma união conjugal em Salvador diminuiu, com cerca de 31,5%, ou seja, 679.425 pessoas nunca tendo se casado ou ido morar junto. Em 2010, esse número era de 37,7% (877.876 pessoas).
Segundo o levantamento, o estado tinha, em 2022, 193 municípios com mais da metade dos habitantes vivendo em uma união conjugal, dentre os quais estavam Feira da Mata (60,0%), Tabocas do Brejo Velho (59,0%) e Rio do Antônio (58,8%).
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também