Anvisa deve aprovar vacina nacional contra dengue para 2026, afirma ministro da Saúde
Por Yasmin Mota | 04/11/2025 08:15 e atualizado em 05/11/2025
Foto: João Risi/MS
Resumo da notícia
- O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a Anvisa deve aprovar até dezembro a vacina contra dengue, zika e chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan, com início de uso no Programa Nacional de Imunização em 2026.
- A vacina será destinada a pessoas de 2 a 59 anos, com 40 milhões de doses previstas para 2026, produzidas em larga escala pela WuXi Biologics.
- Padilha destacou a redução de 75% nos casos e óbitos por dengue em 2025, mas alertou que 30% dos municípios ainda estão em risco de proliferação do Aedes aegypti para o próximo ano.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, na segunda-feira (3), em Brasília, durante o lançamento da nova campanha nacional de prevenção à dengue, zika e chikungunya, que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deve aprovar até dezembro o uso da vacina 100% brasileira, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
“A nossa programação é para ter a vacina em campo, sendo utilizada no Programa Nacional de Imunização no ano que vem, já, 2026. E eu acho que nós temos condições de dar segurança em relação a isso. A Anvisa está nos seus detalhes finais de diálogo, checagem com o Instituto Butantan, com os dados apresentados. Sobretudo, eficácia, grupos populacionais, tudo para análise final do registro”
Padilha explicou que o Comitê Técnico do Programa Nacional de Imunização vai definir, após o registro da vacina, qual a faixa etária e estratégia de distribuição. A vacina é destinada a pessoas com idade entre 2 e 59 anos.
O ministro informou ainda que 40 milhões de doses da vacina serão entregues no próximo ano. A fabricação em larga escala será feita pela farmacêutica chinesa WuXi Biologics.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Bons resultados de 2025
Durante o anúncio sobre as estratégias de combate à dengue para 2026, Padilha comemorou os bons resultados alcançados em 2025, com a redução do número de casos e de óbitos.
“Nós tivemos uma vitória muito importante esse ano, ganhamos a batalha esse ano, tivemos uma redução importante de 75% do número de casos, próximo disso o número de óbitos comparado com o ano passado.”
De acordo com o ministro, um levantamento feito pela pasta com 3,2 mil municípios mostrou que 30% destas cidades estão em situação de alerta para a proliferação e transmissão de doenças pelo Aedes aegypti no ano que vem.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também