Decreto de Donald Trump impõe tarifa adicional de 25% sobre produtos da Índia
Por Hamurabi Dias | 06/08/2025 16:08 e atualizado em 06/08/2025
Foto: Reprodução de vídeo/YouTube/
The White House
Resumo da notícia
- O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos, alegando que o país importa petróleo russo, direta ou indiretamente.
- A medida agrava a crise diplomática entre os dois países, que já enfrentavam impasses após negociações comerciais fracassadas, e ocorre em meio à aproximação da Índia com a China.
- A ação faz parte da estratégia dos EUA para pressionar a Rússia a encerrar a guerra na Ucrânia, com ameaças de sanções secundárias a países aliados de Moscou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou decreto nesta quarta-feira (6) impondo uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos da Índia, dizendo que o país importa direta ou indiretamente petróleo russo, o que se somou às tarifas de 25% já anunciadas anteriormente.
A medida ameaça complicar ainda mais as relações entre os EUA e a Índia e ocorre logo após uma fonte do governo indiano ter dito que o primeiro-ministro Narendra Modi visitará a China pela primeira vez em mais de sete anos, em agosto.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Os laços entre os EUA e a Índia estão enfrentando a crise mais séria dos últimos anos, depois que negociações recentes não conseguiram chegar a um acordo comercial.
A medida da Casa Branca, sinalizada pela primeira vez por Trump na segunda-feira (4), segue as reuniões do principal enviado diplomático de Trump, Steve Witkoff, em Moscou, com o objetivo de pressionar a Rússia a concordar com a paz na Ucrânia.
Trump ameaçou elevar tarifas sobre a Rússia e impor sanções secundárias a seus aliados, caso o presidente russo, Vladimir Putin, não tome medidas para acabar com a guerra na Ucrânia.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.