Doenças pulmonares: exames de imagem ajudam no diagnóstico rápido e preciso
Saúde

Doenças pulmonares: exames de imagem ajudam no diagnóstico rápido e preciso

Doenças pulmonares: exames de imagem ajudam no diagnóstico rápido e preciso Foto: Freepik

Resumo da notícia

  • Mais de 5 mil pessoas morreram na Bahia por doenças respiratórias até julho, metade com 80 anos ou mais. As causas incluem fatores genéticos, congênitos, infecciosos, inflamatórios, exposição a substâncias inaladas e tabagismo.
  • Especialistas reforçam que sintomas respiratórios não devem ser ignorados. Exames como espirometria, raio-X e, principalmente, tomografia computadorizada são fundamentais para diagnóstico rápido e preciso.
  • Tosse, falta de ar, dor no peito e catarro são sinais de alerta. Muitas doenças podem ser prevenidas com vacinação, evitar tabagismo, higiene das mãos, uso de máscara em viroses, controle de mofo e limpeza de ar-condicionado.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) mostram que, até julho deste ano, mais de 5 mil pessoas morreram na Bahia em decorrência de doenças respiratórias. Os números também alertam para um cuidado maior com a população idosa, pois metade desses casos foi em pacientes com a faixa etária a partir dos 80 anos.

A médica radiologista Rúbia Campos explica que as doenças pulmonares são diversas e acometem todas as faixas etárias, inclusive antes do nascimento. Elas podem surgir a partir de diferentes causas, sendo as principais:

• Genéticas: como a fibrose cística;

• Congênitas, como as malformações;

• Infecciosas, causadas por vírus, bactérias, microbactérias e fungos;

• Inflamatórias, como a asma e sua ligação com alergias;

• Inflamatórias induzidas por inalação de produtos, como poeiras orgânicas e inorgânicas;

• Doenças causadas pelo tabagismo, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema e câncer de pulmão.

“Muitas dessas doenças são perfeitamente preveníveis, como aquelas causadas pelo tabagismo, e as infecciosas, que podem ser prevenidas através de vacinação e proteção de contágio, como a tuberculose pulmonar e a Covid-19″, explica a médica.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Exames de imagem ajudam no diagnóstico

É fundamental não subvalorizar os sintomas respiratórios e procurar um especialista para a realização do exame clínico. Crianças com idade abaixo de cinco anos e idosos exigem um cuidado redobrado, pois elas ainda estão com o seu sistema imunológico em formação e, no caso dos idosos, debilitado pela idade.

Dentre os exames complementares, dois dos mais comuns são a espirometria, eficiente na avaliação da função respiratória, e o raio-X do tórax, aliado para o início da avaliação, em caso de dúvidas sobre uma pneumonia, por exemplo. “A Tomografia Computadorizada é o exame mais sensível para diagnóstico de quase todas as doenças pulmonares e foi nossa grande aliada na pandemia de Covid-19″, esclarece a médica.

Outros exames mais sofisticados podem ser necessários em casos muito específicos, mas sua realização deve ser definida pelo especialista, como pneumologista, radiologista ou oncologista.

Atenção aos sintomas

As doenças pulmonares são diversas e os sintomas variam de acordo com a doença. Porém, alguns sinais podem apontar para a existência de problemas no pulmão, tais como:

• Tosse;

• Secreção nasal;

• Produção excessiva de catarro ou catarro com sangue;

• Dificuldades para respirar;

• Aparecimento de pigarro;

• Respiração ofegante, curta ou ruidosa;

• Dor ou chiado no peito;

• Outros.

“Muitas doenças pulmonares podem ser evitadas com a adoção de atos, como lavar as mãos e usar máscaras em caso de viroses, evitar cigarro de qualquer tipo, manter nossa casa limpa e livre de mofo, evitar exposição a animais, como morcegos e pombos, higienizar o ar-condicionado e contribuir para reduzir a poluição ambiental. Com essas ações, já estaremos cuidando muito bem dos nossos pulmões”, finaliza Rúbia Campos.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Rádio Mix Salvador - 104.3 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação