Donald Trump está “mal informado” sobre Jair Bolsonaro, diz Geraldo Alckmin
Política

Donald Trump está “mal informado” sobre Jair Bolsonaro, diz Geraldo Alckmin

Donald Trump está “mal informado” sobre Jair Bolsonaro, diz Geraldo Alckmin Foto: Agência Brasil

Resumo da notícia

  • O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que Donald Trump está "mal-informado" sobre Jair Bolsonaro e que a prisão do ex-presidente é uma questão do Judiciário. Reforçou que Lula também foi preso sem que se questionasse a Justiça, rebatendo as críticas de Trump sobre uma suposta "caça às bruxas" no Brasil.
  • Alckmin classificou como injusta e prejudicial à economia americana a tarifa de 50% anunciada por Trump sobre produtos brasileiros. Ele ressaltou a integração comercial entre os dois países e citou o caso do aço como exemplo de interdependência produtiva.
  • Alckmin disse que o Brasil não representa um problema para os EUA e defendeu manter o tom diplomático. Destacou os 200 anos de amizade entre os países e disse haver espaço para relações comerciais de benefício mútuo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou hoje em Brasília que Donald Trump, presidente dos EUA, está “mal-informado” sobre Jair Bolsonaro.

“Lula ficou preso quase 2 anos e ninguém questionou o poder judiciário”, disse Alckmin. Segundo o vice-presidente, a prisão ou não do ex-presidente é “assunto interno do poder judiciário”.

Declarações vêm na sequência de falas pró-Bolsonaro por Trump. Nos últimos dias, o presidente americano afirmou que o Brasil está fazendo algo “terrível com o ex-presidente que, segundo ele, seria alvo de “caça às bruxas”.

Alckmin afirmou ainda que o Brasil não é um “problema para EUA”, ao comentar a intenção do presidente Donald Trump de taxar produtos brasileiros. No fim da tarde, Trump anunciou tarifa de 50% para produtos brasileiros. Em uma carta a Lula, Trump informou que a taxação entra em vigor em 1º de agosto e se deve aos “insidiosos ataques às eleições livres, e à liberdade de expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pela Suprema Corte Brasileira)”.

Trump classificou como “desgraça internacional” o tratamento dispensado hoje pelo Brasil a Bolsonaro. Na carta, ele pediu ainda que a “caça às bruxas” acabe “imediatamente”.
Alckmin frisou ainda que, dos 10 produtos que os EUA mais exportam para o Brasil, oito têm alíquota zero. “Então, é uma medida que em relação ao Brasil é injusta e prejudica a própria economia americana, porque você tem uma integração na área comercial.”

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações

Ele exemplificou com o caso do aço, já que o Brasil é o terceiro comprador do carvão siderúrgico americano, fabrica o semielaborado e vende para os EUA, que faz o equipamento elaborado.

“Nós não vamos mudar o tom, o tom tem que ser o mesmo. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos”, prosseguiu o vice-presidente. “Há um universo de possibilidades aí pela frente de win-win, de ganha-ganha”, completou.

Tarifas aplicadas

Mais cedo, Trump anunciou uma alíquota tarifária de 30% sobre o Sri Lanka. Foi o sétimo país a receber a carta sobre tarifas apenas nesta quarta-feira. O republicano anunciou tarifas para Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei.

Outros 14 países, dentre eles o Japão e a Coreia do Sul, também já foram notificados com as alíquotas.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação