Expansão do programa Jovem Aprendiz Feirense permitirá atender mil jovens
Feira de Santana

Expansão do programa Jovem Aprendiz Feirense permitirá atender mil jovens

Expansão do programa Jovem Aprendiz Feirense permitirá atender mil jovens Crédito: Valto Novaes

Pontualidade, desempenho, seriedade com o trabalho, empatia e encantamento com a atividade que tem sido desenvolvida com qualidade e preocupação. Os resultados positivos do programa Jovem Aprendiz Feirense foram apresentados na manhã desta terça-feira (29), em solenidade realizada na Igreja do Avivamento Bíblico.

A cerimônia teve a presença do prefeito Colbert Martins Filho, da secretária municipal de Educação, Anaci Paim, e da primeira-dama do Estado de Goiás, a feirense Maria das Graças Caiado. Ainda, o vice-prefeito eleito, Pablo Roberto, e demais secretários municipais.

“Há um ano começamos esse projeto, a quem agradecemos a primeira-dama de Goiás que nos deu total apoio para trazermos para nossa cidade esse programa voltado a nossa juventude. Hoje autorizo que o Jovem Aprendiz Feirense atenda até mil jovens”, disse o chefe do Executivo Municipal.

O programa foi lançado em 2023 ofertando a qualificação profissional a 100 jovens da rede municipal de ensino. Agora, expandiu sua capacidade de 600 para mil jovens. Eles que atuam em escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demã by Renapsi).

“O investimento que nós estamos fazendo com esses jovens tem revelado características muito significativas de desenvolvimento de potencialidades, como o encantamento com a própria atividade, a iniciação profissional, a pontualidade, a seriedade com o trabalho e o serviço sendo realizado com qualidade. Tudo isso tem uma relevância muito grande”, destacou a gestora da Educação, Anaci Paim, pontuando o seu sentimento diante dos inúmeros e expressivos investimentos que a Prefeitura de Feira tem feito com a Educação.

O programa é destinado para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino fundamental na rede municipal de Feira de Santana, com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

Estudante da Escola Municipal Chico Mendes, no Campo Limpo, Isadora Susane Dias é um desses jovens que encontrou no programa uma oportunidade. Aluna do Educação de Jovens e Adultos (EJA), a jovem de 21 anos diz que se sente feliz e valorizada em estar inserida em uma atividade laboral.

“Estou investindo o dinheiro que recebo em um curso de manicure”, disse a jovem estudante que está atuando na Escola Municipal Regina Vital.

Outro estudante contemplado com essa iniciativa é Gabriel Leite Alves, de 16 anos. O estudante da Escola Municipal Enestina Carneiro, situada na Rua Nova, falou do seu crescimento pessoal. “Esse programa me deu experiência profissional e tem me ajudado a me relacionar em equipe”, comentou. Ele atua na Escola Municipal Tereza Cunha.

A primeira-dama de Goiás, Maria das Graças Caiado, destacou os programas sociais que vêm sendo desenvolvidos no estado para “romper o ciclo de pobreza” – a exemplo do “Aprendiz do Futuro”, como o programa é chamado lá.

“E é essa mesma oportunidade que o prefeito Colbert Filho tem dado a vocês. Agarrem com determinação e amor. Se empenhem porque é uma oportunidade para vocês e nada rompe o ciclo de pobreza se não for através da Educação. Estou muito orgulhosa em estar aqui”.

Também estiveram presentes, os diretores da Demã Global, Adair Meira, e da Demã Regional Nordeste, Diego Rocha.

CRITÉRIOS

Para participar do Jovem Aprendiz Feirense, os interessados devem ter idade entre 15 a 21 anos; renda familiar de até 2 salários mínimos per capita; ser estudante da rede pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ensino fundamental vinculado à Rede Municipal de Ensino.

Os estudantes recebem salário mínimo/hora, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte, seguro de vida, uniformes e crachás. A carga horária é de 20 horas semanais. A participação nas aulas é obrigatória; a ausência implica afastamento.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação