Governo brasileiro reconhece, Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro como presidente interina da Venezuela
Política

Governo brasileiro reconhece, Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro como presidente interina da Venezuela

Governo brasileiro reconhece, Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro como presidente interina da Venezuela Foto: Pedro Mattey/AFP

Resumo da notícia

  • Itamaraty reconheceu Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, como presidente interina após a prisão de Nicolás Maduro.
  • Governo brasileiro condenou os ataques dos EUA, classificando-os como violação da soberania, e levará nova manifestação de repúdio ao Conselho de Segurança da ONU.
  • Delcy Rodríguez tomou posse em cerimônia reservada e afirmou que a Venezuela não aceitará a ofensiva nem a prisão de Maduro.

O governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) reconheceu a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como a presidente interina do país. O reconhecimento foi confirmado por Maria Laura da Rocha, ministra interina das relações exteriores, durante coletiva de imprensa, realizada na noite de sábado (3).

“Na ausência do atual presidente Maduro, é a vice. Ela está como presidente interina. O que está na declaração do presidente continua sendo a posição do Brasil, que será apresentado também na reunião do Conselho de Segurança”, afirmou ela.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao se manifestar sobre os ataques dos EUA à Venezuela, havia chamado o ato de “afronta gravíssima à soberania” e que um limite “inaceitável” foi ultrapassado. A declaração de Lula foi postada nas redes sociais do próprio presidente.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

De acordo com Maria Laura, o Brasil apresentará, ao Conselho de Segurança da ONU, novas declarações de repúdio ao ataque promovido pelos Estados Unidos, que levou à prisão de Nicolás Maduro e de sua esposa. A reunião do grupo está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (5).

Delcy Rodríguez toma posse

Ainda no sábado (3) , a vice-presidente Delcy Rodríguez havia tomado posse da presidência da Venezuela, em cerimônia secreta. Segundo a imprensa internacional, no momento do ataque dos EUA, Rodriguez estava retornando da Rússia, onde esteve em missão oficial.

Em discurso, já em território venezuelano, a presidente interina ressaltou que o país não vai aceitar o ataque dos Estados Unidos e exigiram que Maduro retorne à Venezuela. Ela ainda afirmou que ele é o único presidente do país e que não aceitarão ser colônia dos norte-americanos.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Morena Serrinha - 97.9 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação