Instituto Pensar Feira leva debate sobre futuro da cidade e defesa de universidade federal à Missão Brasília
Por Dandara Barreto e Hamurabi Dias | 18/09/2025 16:23 e atualizado em 18/09/2025
Foto: Reprodução de vídeo
Resumo da notícia
- Instituto Pensar Feira esteve presente, representado por Natália Oliveira e Marcelo Alexandrino, reforçando seu papel como fórum de debates sobre o futuro da cidade.
- Defesa da criação da Universidade Federal de Feira de Santana, buscando autonomia para um campus próprio que atenda a cidade e região, promovendo educação e transformação social.
- Engajar a sociedade no planejamento de um desenvolvimento sustentável e inclusivo para Feira de Santana, tornando a educação um instrumento de progresso e impacto regional.
O Instituto Pensar Feira marcou presença na Missão Brasília, reforçando a atuação como espaço de reflexão e proposição de ideias para o desenvolvimento de Feira de Santana. Representada pela diretora Natália Oliveira e pelo vice-presidente Marcelo Alexandrino, a instituição integrou a comitiva que levou à capital federal uma das pautas mais relevantes para a cidade: a criação da Universidade Federal de Feira de Santana.
“O Instituto Pensar Feira tem como foco ser um fórum de ideias e debates, pensando a cidade a longo prazo. Nosso presidente Edson Piaggio não pôde vir, mas mandou um abraço a todos e pediu para que a gente pudesse representá-los. Estamos muito felizes de estar aqui representando a cidade de Feira de Santana, junto com todas as entidades representativas”, destacou Natália.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Segundo ela, o compromisso do Instituto é levantar questões fundamentais sobre o futuro da cidade. “Qual é a cidade que a gente quer deixar para as próximas gerações, para os nossos filhos, para os nossos netos? Temos aqui uma pauta muito importante, que é a da Universidade Federal. Feira já conta com um campus da UFRB, mas queremos trabalhar pela autonomia de uma universidade própria, que atenda não apenas Feira, mas toda a região, fomentando o mercado e a transformação social por meio da educação”, explicou.
A expectativa, de acordo com a diretora, é de que cerca de 300 pessoas estejam engajadas nesse movimento de pensar Feira de Santana de forma coletiva e estratégica. “O contato com a sociedade é fundamental. Nosso compromisso é trazer a educação como instrumento de transformação social. Esperamos que essa universidade seja vista aqui em Brasília como um projeto estruturante para o futuro da cidade e de toda a região”, completou.
Assim, o Instituto Pensar Feira reforça sua contribuição para que a Missão Brasília se torne também um espaço de construção de ideias que projetem Feira de Santana para além do presente, com vistas a um desenvolvimento sólido, inclusivo e sustentável.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também