Ministério Público da Bahia deflagrou quase 100 operações contra grupos e esquemas criminosos em 2025
Bahia

Ministério Público da Bahia deflagrou quase 100 operações contra grupos e esquemas criminosos em 2025

Ministério Público da Bahia deflagrou quase 100 operações contra grupos e esquemas criminosos em 2025 Foto: Divulgação

Resumo da notícia

  • O Ministério Público da Bahia realizou quase 100 operações em 2025 contra organizações criminosas, com foco em tráfico de drogas e armas, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
  • A Justiça bloqueou mais de meio bilhão de reais em bens de facções, e ações contra sonegação resultaram na recuperação de R$ 145,2 milhões aos cofres do Estado.
  • Os resultados vieram da atuação conjunta de grupos especializados do MPBA com forças de segurança estaduais e federais, uso de inteligência avançada e ampliação das investigações em todo o estado.

O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou 96 operações contra grupos e esquemas criminosos em 2025, combatendo principalmente crimes de tráfico de drogas e de armas, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. No enfrentamento às organizações criminosas, as ações mais que triplicaram nos últimos cincos anos, saindo de 30, em 2021, para 92 operações neste ano. A intensificação no enfrentamento ao crime organizado veio com o avanço da complexidade das investigações, que mapeiam e detalham as redes de contatos e das movimentações financeiras dos investigados. 

A pedido do MPBA, a Justiça determinou o bloqueio de mais de meio bilhão de reais em bens e valores, além da indisponibilidade de veículos automotores, embarcações, aeronaves, bens imóveis, semoventes, dentre outros, que serão avaliados e encaminhados para leilão público em tempo oportuno, num conjunto de medidas que resulta na descapitalização das facções criminosas. Já no combate à sonegação fiscal, com a deflagração de quatro operações contra esquemas fraudulentos e ações preventivas, o MPBA, dentro do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), colaborou para a devolução de R$ 145,2 milhões aos cofres públicos estaduais.  

Esses resultados foram possíveis graças ao trabalho das atividades dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf); de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), que investiga práticas criminosas de agentes policiais; e de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), que fiscaliza estabelecimentos penais e faz o enfrentamento de questões criminais complexas ocorridas no sistema penitenciário. O trabalho tem sido realizado de forma integrada e articulada com as forças de Segurança Pública e diversos órgãos em nível estadual e federal, alcançando outros estados, em parceria com outros MPs.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

“O enfrentamento ao crime organizado exige cooperação permanente, investimento contínuo em tecnologia e capacitação das equipes, além de uma atuação interinstitucional firme e coordenada. A integração entre o Ministério Público e as forças de segurança pública do Estado tem sido decisiva para ampliar o alcance das investigações, promover a asfixia financeira das organizações criminosas, quebrar suas estruturas logísticas e fortalecer a resposta estatal, assegurando resultados concretos em todo o território baiano”, destacou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia.

O crescimento do combate às organizações criminosas se intensificou em 2023, com 45 operações, e alcançou novo patamar em 2024, quando o número chegou a 75 – contra 30 em 2021 e em 2022. Em 2025, o MPBA encerrou o ano com 92 operações deflagradas contra o crime organizado, o maior volume já registrado na série histórica. O aumento das operações foi acompanhado pela ampliação do número de mandados de busca e apreensão cumpridos, indicador que reflete maior alcance e aprofundamento das investigações. Em 2022, foram cumpridos 117 mandados de busca e apreensão. Já em 2025, as operações resultaram no cumprimento de 252 mandados de busca e apreensão, além de mais de uma centena de mandados de prisão.

As operações realizadas neste ano abrangeram diferentes modalidades criminosas, como tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, lavagem de dinheiro, atuação de facções criminosas e corrupção associada a agentes públicos, com média superior a sete operações mensais. O período também foi marcado pela ampliação da atuação regional, com fortalecimento dos Gaecos Norte e Sul, e pelo uso intensivo de ferramentas de inteligência, como interceptações telefônicas e análise de dados digitais.

Milícias e sistema prisional

Uma das frentes de combate ao crime organizado se dá contra os grupos armados que atuam em paralelo ao Estado, muitas vezes formados por agentes ou ex-agentes policiais. O MP da Bahia atua com o Gaeco e Geosp em operações integradas com as forças de segurança pública do Estado, principalmente junto à Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force/SSP). Dentro do sistema prisional, as operações contaram com a efetiva participação do Gaep, em ações conjuntas com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização Social (Seap).

Para o promotor de Justiça Luiz Ferreira Neto, coordenador do Gaeco, “os resultados alcançados refletem o uso cada vez mais qualificado da inteligência nas investigações, com análise integrada de dados, interceptações e técnicas especiais que permitem identificar estruturas financeiras e operacionais das organizações criminosas. Esse trabalho só é possível com a atuação conjunta dos grupos especializados do Ministério Público e das forças policiais, garantindo investigações mais profundas, operações mais eficientes e maior impacto no enfrentamento ao crime organizado”.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Transbrasil Capim Grosso - 90.9 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação