Mudança: hospital municipal não será construído na Avenida João Durval; saiba nova localização
Feira de Santana Saúde

Mudança: hospital municipal não será construído na Avenida João Durval; saiba nova localização

Mudança: hospital municipal não será construído na Avenida João Durval; saiba nova localização Foto: João Guilherme Dias

O Hospital Municipal de Feira de Santana não será construído na Avenida João Durval Carneiro, onde funcionava a Secretaria Municipal de Saúde. Uma ordem de serviço foi assinada na gestão do ex-prefeito Colbert Martins Filho em julho de 2024 e obras de demolição chegaram ser executadas. Em uma área de pouco mais de 4 mil² seria construído um hospital no valor de R$ 24 milhões. Nesta terça-feira (15), o atual prefeito José Ronaldo de Carvalho (União) anunciou que a unidade de saúde será localizada na Avenida Maria Quitéria, na antiga sede da Associação de Proteção à Infância, Adolescência e Família (API), no bairro São João, em uma área de cerca de 8 mil m². Porém para construção do hospital, estudos técnicos devem anteceder as máquinas e canteiro de obra na referida avenida.

Isso porque o anúncio do novo local ocorreu durante a assinatura de contrato entre a Prefeitura e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) que vai estudar e pesquisar as necessidades que o equipamento de saúde deve suprir na rede pública em Feira de Santana e entregar a gestão do município um projeto de Parceria Público Privada para administração da unidade. O investimento inicial é de R$ 3 milhões.

Segundo José Ronaldo, a Bahia possui grandes exemplos de unidade de saúde administradas através do modelo de PPP, como o Hospital do Subúrbio e o Hospital Couto Maia, ambos em Salvador. “Vamos assinar um contrato de duração de seis meses para que esta fundação trabalhe para apresentar a gestão pública de Feira de Santana um projeto de PPP para o sonhado hospital público municipal. De posse deste projeto, o município publica a licitação para a contratação da empresa que vai administrar, construir o hospital.  Não queremos fazer algo amador, sem profissionalismo”, disse o prefeito.

Foto: João Guilherme Dias

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

Presente durante a assinatura de contrato, o coordenador de projetos da FESP, Rafael Castilho, explicou que em 2025 a instituição completa 92 anos. Segundo o representante da Fundação, o modelo de PPP é pautado na prestação adequada de serviços públicos. “É uma grande alegria realizar esse projeto em Feira de Santana, um portal entre o interior do Brasil e o litoral. Vamos nos debruçar para estudar a fundo e fazer o melhor possível para que no menor tempo possível a cidade possa contar com esse hospital. As PPPs são instrumentos importantes. O que vale para a população é a prestação de serviço. A ideia da PPP é modernizar”, explicou o sociólogo, pesquisador e professor da FESP.

O secretário municipal de Saúde Rodrigo Matos comentou que todo o processo será feito através de uma gestão participativa, com diálogo com a sociedade. A previsão para a unidade de saúde é de cerca de 100 leitos, incluído unidades de tratamento intensivo (UTI). “Teremos um hospital robusto, por isso que a gente tem que fazer isso com profissionalismo, foi determinado pelo prefeito que nós fizéssemos os estudos técnicos para o perfil assistencial e a melhor modelagem”, disse o gestor.

DIÁLOGO COM GOVERNO DO ESTADO

O prefeito José Ronaldo também comentou sobre o diálogo com o Governo do Estado. “Nós vamos ter com certeza a participação estadual e do Ministério da Saúde para o funcionamento desse hospital. Não tenho nenhuma dúvida que isso vai ocorrer, porque esse hospital vai ser tão bem planejado, vai ser tão bem preparado, que tanto o Estado quanto a União vai querer participar. Com certeza absoluta, será um hospital que todos vão querer. Mesmo porque, se for para fazer só com o âmbito de recurso do município, nós temos os pés no chão, o município não tem condição de bancar esse hospital”, alertou.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Jovem Pan Feira de Santana - 100.9 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação