Presidente dos EUA, Donald Trump diz que Irã e Israel violaram cessar-fogo
Internacional

Presidente dos EUA, Donald Trump diz que Irã e Israel violaram cessar-fogo

Presidente dos EUA, Donald Trump diz que Irã e Israel violaram cessar-fogo Foto: Reprodução

Resumo da notícia

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ambos os países descumpriram a trégua mediada pelos EUA e Catar. Ele criticou duramente Israel e exigiu que cessassem os bombardeios ao Irã, alertando que novas ações seriam uma “grande violação”.
  • A trégua foi anunciada após conversas de Trump com Netanyahu e o emir do Catar, com envolvimento de autoridades americanas. Apesar de inicialmente aceitarem, o Irã negou oficialmente a existência de acordo, enquanto sua mídia confirmava o cessar-fogo.
  • O confronto começou em 13 de junho com ataques de Israel contra o programa nuclear iraniano, seguidos de retaliações do Irã a cidades israelenses e bases americanas. Os EUA também atacaram instalações nucleares iranianas, agravando a tensão regional.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto o Irã violaram o acordo de cessar-fogo, que deveria ter entrado em vigor no início desta manhã.

Trump, que anunciou na noite de segunda-feira (23) a trégua, mediada pelos EUA e pelo Catar, disse também que não está feliz com nenhum dos dois países. Ele exigiu que o aliado Israel não volte a bombardear o Irã.

“Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente não estou feliz com Israel”, afirmou o presidente norte-americano ao embarcar para a cúpula da Otan, em Haia. “Israel tem de se acalmar, tenho de fazer Israel se acalmar”.

Em uma mensagem pelas redes sociais, Donald Trump também disse que se Israel voltar a bombardear o Irã estará cometendo uma “grande violação”.

“Israel, não jogue suas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação. Traga seus pilotos para casa, agora! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos”, escreveu.

Trégua mediada por Trump

O cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã anunciado por Donald Trump ocorreu após uma ligação do republicano com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A informação é da agência de notícias Reuters, com base na declaração de um alto funcionário da Casa Branca.

O funcionário, que forneceu detalhes do cessar-fogo sob condição de anonimato, disse que Israel concordou com a trégua desde que o Irã não lançasse novos ataques. O Irã sinalizou que cumpriria o acordo, afirmou o funcionário.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações

Sob as condições anunciadas por Trump, o conflito seria completamente encerrado a partir desta terça-feira (24). Horas após o anúncio, o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que não havia acordo ou suspensão das operações militares.

A mídia do Irã, no entanto, confirmou o início do cessar-fogo. Segundo a agência Reuters, o Irã concordou com a proposta durante uma ligação telefônica com a participação do primeiro-ministro do Catar.

Estavam em contato direto e indireto com os iranianos o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, de acordo com o funcionário.

Trump e Vance discutiram uma proposta de cessar-fogo entre Israel e Irã com o emir do Catar. A conversa ocorreu após o ataque iraniano a uma base americana no país, também nesta segunda-feira (23).

Segundo a agência, uma fonte com conhecimento das negociações afirmou que Trump disse ao emir que Israel havia concordado com o cessar-fogo. Durante o diálogo, o presidente americano também pediu ajuda do Catar para convencer o Irã a aceitar o acordo.

O conflito

A ofensiva começou no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma operação preventiva para conter o avanço do programa nuclear iraniano. Nos últimos dez dias, dezenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas — a maioria civis, segundo autoridades dos dois países.

Desde o início do conflito, forças israelenses bombardearam alvos militares e nucleares em território iraniano. Em resposta, o Irã prometeu vingança e lançou mísseis contra Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.

Israel alega que o regime de Teerã está próximo de obter uma bomba atômica. Por isso, o governo de Netanyahu justificou os ataques como uma tentativa de neutralizar o que considera uma ameaça à existência do país.

No último fim de semana, os Estados Unidos lançaram um ataque contra alvos nucleares iranianos. O principal foco da operação americana foi a usina de Fordow. A instalação subterrânea fica a 80 metros da superfície e abrigava centrífugas para enriquecimento de urânio.

Nesta segunda, o Irã retaliou o ataque e lançou mísseis contra uma base militar americana no Catar. Autoridades norte-americanas e catarianas afirmaram que os projéteis foram interceptados e que os danos foram mínimos. Não houve registro de mortes ou feridos.

A imprensa americana informou que o Irã avisou os EUA e o Catar sobre o ataque com horas de antecedência. O objetivo seria lançar uma resposta simbólica e que evitasse uma escalada no conflito.

Com informações do g1.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Digital FM 96.3 - Alagoinhas Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação