Procon intensifica fiscalização em lojas de material escolar em Feira de Santana
Feira de Santana

Procon intensifica fiscalização em lojas de material escolar em Feira de Santana

Procon intensifica fiscalização em lojas de material escolar em Feira de Santana Foto: Gabriel Calazans

Resumo da notícia

  • O Procon de Feira de Santana iniciou fiscalização em papelarias e escolas para garantir preços claros e cumprimento da legislação na volta às aulas.
  • A pesquisa de preços abrange 27 itens escolares, apresentando menor e maior valor praticado, com divulgação prevista no site da Prefeitura e redes sociais.
  • O órgão também fiscaliza instituições de ensino, proibindo a exigência de materiais de uso coletivo e cobrando documentação sobre contratos e reajuste de mensalidades.

Janeiro chegou e, com a proximidade do início do ano letivo, a procura por material escolar já movimenta as papelarias de Feira de Santana. Para garantir que os consumidores encontrem preços claros e informações corretas, o Procon, por meio de sua equipe de fiscalização, iniciou uma série de ações nos principais estabelecimentos comerciais da cidade.

A iniciativa tem como objetivo assegurar a transparência na relação entre fornecedores e consumidores, além de orientar as famílias no momento da compra dos itens escolares. De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, a equipe do departamento de fiscalização está em campo desde a última segunda-feira realizando pesquisa de preços e verificando o tipo de material comercializado para a volta às aulas.

Segundo ele, o levantamento contempla 27 itens de material escolar mais demandados neste período. Para cada produto, a pesquisa apresenta duas referências de valor: o menor e o maior preço praticado no mercado, totalizando 54 possibilidades de comparação. A iniciativa funciona como um norteador para o consumidor e também estimula a concorrência entre os estabelecimentos. “O consumidor vai escolher o produto, comparar os preços e fazer a melhor compra”, destacou Maurício Carvalho.

A lista completa com os preços pesquisados será divulgada até o início da próxima semana, no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana, nas redes sociais institucionais e no perfil do Procon no Instagram.

Para a consumidora Rosana Gomes, autônoma e moradora de Salvador, a iniciativa contribui diretamente para coibir abusos e orientar as famílias na hora da compra. Mãe de estudante, ela conta que costuma adquirir material escolar em Feira de Santana durante o período de férias, apesar de considerar que os preços não apresentam grandes diferenças em relação à capital. Ainda assim, avalia que os valores de alguns itens chegam a ser excessivos e defende a atuação do órgão de defesa do consumidor. “Tem lugares em que os preços são surreais. A fiscalização é muito importante”, afirmou.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Foto: Gabriel Calazans

Instituições de ensino

Além da pesquisa de preços, o Procon também atua na fiscalização das instituições de ensino. O órgão publicou, no dia 11 de novembro, a Portaria nº 29, que estabelece critérios sobre os materiais escolares que podem ou não ser exigidos pelas escolas. A norma proíbe a solicitação de itens de uso coletivo, como materiais de limpeza e de escritório, permitindo apenas a exigência de materiais de uso individual dos alunos.

As escolas foram notificadas a apresentar documentos como plano de execução pedagógica, contratos e informações sobre reajuste de mensalidades. O material será analisado pelo setor jurídico do Procon.

“As escolas que não enviarem absolutamente nenhum documento serão punidas por crime de desobediência”, afirmou Maurício Carvalho.

O Procon reforça que a fiscalização seguirá durante todo o período de volta às aulas, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e a defesa dos direitos do consumidor. 

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Planalto 93.7 FM - Euclides da Cunha Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação