Romaria de Canudos se destaca entre atrativos turísticos dos Caminhos do Sertão
Bahia

Romaria de Canudos se destaca entre atrativos turísticos dos Caminhos do Sertão

Romaria de Canudos se destaca entre atrativos turísticos dos Caminhos do Sertão Foto: Divulgação

Resumo da notícia

  • A 38ª Romaria de Canudos, encerrada no domingo (26), reuniu cerca de 2 mil pessoas, incluindo peregrinos e turistas de diversos estados, com o tema “Belo Monte, um modelo de bem viver para nossa casa comum”, em homenagem aos 128 anos do fim da Guerra de Canudos.
  • O evento contou com mesas-redondas, oficinas, manifestações artísticas, culto ecumênico e visitas guiadas ao Parque Estadual de Canudos, memorial de Antônio Conselheiro e Museu Casa de Vó Izabel, destacando o legado social e histórico da comunidade de Belo Monte.
  • Organizadores e a Secretaria de Turismo da Bahia trabalham para fortalecer a visibilidade da romaria e promover ações conjuntas que aumentem o fluxo de turistas na região, buscando reconhecimento nacional da manifestação cultural.

A 38ª Romaria de Canudos, na zona turística Caminhos do Sertão, foi encerrada no último domingo (26), após três dias de programação, com a participação de cerca de duas mil pessoas, reunindo peregrinos e turistas. Este ano, o evento trouxe o tema “Belo Monte, um modelo de bem viver para nossa casa comum”, celebrando os 128 anos do fim da Guerra de Canudos, ocorrida no século 19. O embate entre os seguidores do líder religioso Antônio Conselheiro e o Exército brasileiro é um dos capítulos mais marcantes da história do país.

A romaria atraiu caravanas da Bahia, Ceará e Pernambuco, além de visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela representa o resgate da memória de Antônio Conselheiro e da comunidade de Belo Monte, fundada por ele e que deu origem a Canudos, que deixou um importante legado social e político. A programação incluiu mesas-redondas, oficinas, manifestações artísticas, culto ecumênico e visitas guiadas, que contemplaram o Parque Estadual de Canudos, o memorial em homenagem ao líder religioso e o Museu Casa de Vó Izabel, entre outros pontos atrativos.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

“A cada ano, a romaria ganha mais representatividade, o que fortalece a nossa luta pelo reconhecimento nacional dessa manifestação, por meio de um projeto de lei federal. Também abrimos diálogo produtivo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), visando atrair mais visitantes para o evento, e seguiremos nas tratativas”, relatou João Batista Lima, pesquisador e membro do Instituto Popular Memorial de Canudos, que promove a romaria.

“O Sertão está no radar do nosso trabalho de diversificação da oferta turística na Bahia. Já estamos conversando com as partes envolvidas na organização da romaria e de outros eventos em Canudos, para ações conjuntas que resultem no incremento do fluxo municipal de turistas”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Morena Serrinha - 97.9 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação