Setembro Amarelo chama atenção para saúde mental também entre pacientes em cuidados paliativos
Saúde

Setembro Amarelo chama atenção para saúde mental também entre pacientes em cuidados paliativos

Setembro Amarelo chama atenção para saúde mental também entre pacientes em cuidados paliativos Foto: Divulgação

Resumo da notícia

  • Campanha no Brasil dedicada à prevenção do suicídio, ao incentivo do diálogo e ao apoio emocional, incluindo pacientes em cuidados paliativos que enfrentam dor, medo da finitude e solidão.
  • Atendimento psicológico e psiquiátrico qualificado é essencial para lidar com sofrimento existencial, preservar a dignidade e fortalecer o sentido da vida em pacientes com doenças graves.
  • A integração de familiares, equipes multiprofissionais e redes de apoio, aliada à escuta ativa e comunicação clara, contribui para reduzir o sofrimento e promover esperança.

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar tabus, incentivar o diálogo e oferecer apoio às pessoas em sofrimento emocional. O tema também se estende aos pacientes em cuidados paliativos, que frequentemente enfrentam angústias relacionadas à dor, ao medo da finitude, às limitações impostas pela doença e à solidão.

Fabio Tristão – Psiquiatra | Foto: Divulgação

O psiquiatra Fábio Tristão, da equipe da Resiliar, reforça que olhar para a saúde mental é essencial nesse contexto.
“É fundamental oferecer escuta qualificada e acompanhamento psicológico e psiquiátrico a pacientes em cuidados paliativos. Muitas vezes, eles não precisam apenas de controle da dor, mas também de acolhimento para lidar com sentimentos de desesperança e sofrimento existencial. Esse cuidado integrado é determinante para preservar a dignidade e o sentido da vida”, afirma.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o risco de depressão e ideação suicida é maior em pessoas que enfrentam doenças graves, especialmente quando não recebem suporte adequado. Por isso, o Setembro Amarelo também é um convite para ampliar o cuidado: ouvir, respeitar e oferecer dignidade até o fim da vida.

Além do atendimento clínico, é fundamental integrar familiares, equipes multiprofissionais e redes de apoio. O acolhimento psicológico, a escuta ativa e a comunicação clara fazem parte das estratégias que reduzem o sofrimento e fortalecem a esperança.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Band FM 90.5 - Feira de Santana Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação