STF deve retomar nesta quarta, 25, julgamento sobre redes sociais
Brasil

STF deve retomar nesta quarta, 25, julgamento sobre redes sociais

STF deve retomar nesta quarta, 25, julgamento sobre redes sociais Foto: Fellipe Sampaio/STF

Resumo da notícia

  • O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira (25) o julgamento sobre a responsabilidade de redes sociais por conteúdos de usuários, interrompido em 2023 por pedido de vista.
  • A maioria dos ministros vota contra a exigência de ordem judicial para remoção de conteúdos, permitindo que plataformas moderem postagens ofensivas com justificativa e proporcionalidade, conforme o Marco Civil da Internet.
  • Com repercussão geral, o veredito influenciará todas as instâncias da Justiça e poderá afetar diretamente a regulação das redes no Brasil, incluindo o Projeto de Lei das Fake News.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta quarta-feira (25) o julgamento que trata da responsabilidade de redes sociais por conteúdos publicados por usuários. O caso começou a ser analisado em 2023, foi interrompido por um pedido de vista e retornou à pauta após liberação do processo pelo ministro Luiz Fux.

Até o momento, cinco ministros já votaram. A maioria se posiciona contra a exigência de ordem judicial para a remoção de conteúdos por parte das plataformas, exceto nos casos previstos pelo Marco Civil da Internet, como postagens com nudez ou incitação à violência. A tendência é que o STF reconheça que as redes podem agir para moderar conteúdos ofensivos sem decisão judicial, desde que haja justificativa e proporcionalidade.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações

O caso tem repercussão geral, ou seja, a decisão da Corte deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça. O julgamento analisa um recurso de um jornal contra o Facebook, após a plataforma se recusar a remover uma página anônima com críticas à publicação.

A decisão final poderá impactar diretamente a regulação das redes no Brasil e influenciar o andamento de propostas legislativas, como o Projeto de Lei das Fake News.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Transbrasil Euclides da Cunha - 95.7 FM Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação