Estados Unidos: tarifaço de 50% sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor nesta quarta, 6
Por Yasmin Mota | 06/08/2025 11:11 e atualizado em 06/08/2025
Foto: Divulgação
Resumo da notícia
- Entraram em vigor tarifas de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os EUA, afetando cerca de 36% dos produtos exportados, o que representa 4% do total das exportações brasileiras. Produtos como café, frutas e carnes foram tarifados, enquanto cerca de 700 produtos, como suco de laranja, combustíveis e aeronaves, ficaram fora do aumento.
- A medida faz parte da nova política comercial do governo Trump, que visa elevar tarifas para reverter a perda de competitividade dos EUA frente à China, impondo barreiras conforme o déficit comercial com cada país.
- Em julho, a tarifa contra o Brasil foi elevada para 50% como retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicam empresas de tecnologia americanas, além de resposta a acontecimentos políticos internos no Brasil envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entraram em vigor, nesta quarta-feira (6), as tarifas de 50% impostas sobre parte dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida, assinada na semana passada pelo presidente norte-americano Donald Trump, afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado estadunidense, o que representa 4% das exportações brasileiras.
Cerca de 700 produtos do Brasil ficaram fora do tarifaço, entre eles o suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes, polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.
Já os produtos que passaram a pagar uma sobretaxa de 50%, são: café, frutas e carnes.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada por Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter à relativa perda de competitividade da economia americana para a China nas últimas décadas.
No dia 2 de abril, Trump iniciou a guerra comercial impondo barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, foi imposta, em abril, a taxa mais baixa, de 10%.
Porém, no início de julho, Trump elevou a tarifa para 50% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder o pleito de 2022.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.