UEFS recebe doação de projeto da Receita Federal que transforma TV Box em minicomputador
Por Hamurabi Dias | 28/05/2025 09:36 e atualizado em 28/05/2025
Foto: ASCOM/UEFS/Edvan Barbosa
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) recebeu, na última terça-feira (27), 80 minicomputadores resultantes da transformação de TVs Box piratas apreendidas pela Receita Federal. A iniciativa, desenvolvida pelo projeto “Cara Preta” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi articulada pelo professor João Luiz Carneiro Carvalho, egresso do curso de Engenharia de Computação da UEFS (turma de 2015) e atual docente do CETENS/UFRB. A doação simboliza uma ação que integra sustentabilidade, inovação e responsabilidade social, beneficiando diretamente o ensino e a inclusão digital.
A ação faz parte do programa Receita Cidadã, que busca destinar produtos apreendidos de forma socialmente responsável. Gustavo Breitenbach, auditor da Receita Federal e delegado em Feira de Santana, explicou que os equipamentos foram apreendidos por entrarem no país de forma irregular, sem documentação ou certificação da Anatel, representando riscos à segurança e violando direitos autorais. “Normalmente, esses aparelhos seriam destruídos, gerando custos para a União. Com essa parceria, transformamos um problema em solução, beneficiando a educação e reduzindo desperdício”, afirmou.
Manoel Mendes, analista tributário da Receita Federal em Feira de Santana, destacou que a iniciativa está inserida no Programa de Cidadania Fiscal, que inclui outras ações como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), já atuante na UEFS. “Estamos em diálogo para expandir projetos de extensão universitária, alinhados às demandas do MEC, levando cidadania fiscal para escolas e outros espaços”, complementou.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
O professor João Luiz Carneiro Carvalho, coordenador do projeto “Cara Preta”, detalhou o processo de transformação dos aparelhos. “Removemos o software pirata e instalamos sistemas voltados para educação e pesquisa. Realizamos oficinas com estudantes e técnicos para adaptar esses equipamentos, que agora podem ser usados em laboratórios ou no ensino de disciplinas como redes e arquitetura de computadores”, explicou. Ele ressaltou ainda a satisfação em trazer a doação para a UEFS, instituição onde se formou.
João Rocha Junior, coordenador do curso de Engenharia de Computação da UEFS, avaliou as possibilidades de uso dos minicomputadores. “Inicialmente, pensamos em doá-los a alunos sem computador em casa, mas, considerando suas limitações, estamos estudando aplicações em disciplinas específicas, onde os estudantes possam explorar e testar os equipamentos em ambientes controlados”, disse.
A parceria entre Receita Federal, UFRB e UEFS demonstra como a colaboração entre instituições públicas pode transformar desafios em oportunidades, promovendo sustentabilidade, educação e inclusão digital. Com planos de expandir as doações e integrar novos projetos de extensão, a UEFS reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento social.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.