UEFS se manifesta sobre paralisação de oficineiros do CUCA
Cultura

UEFS se manifesta sobre paralisação de oficineiros do CUCA

UEFS se manifesta sobre paralisação de oficineiros do CUCA Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (19) os docentes credenciados para ministrar oficinas artísticas no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), administrado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), conhecidos como ‘oficineiros’, param as atividades até o sábado (24).

Em carta aberta divulgada a comunidade, assinada pelo Corpo Docente das Oficinas Artísticas do CUCA, é informado que o movimento busca ‘chamar a atenção da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para as diversas insatisfações que têm se acumulado ao longo do tempo’ [ver abaixo], e também a falta de pagamento dos profissionais, dívida essa que foi reconhecida pela UEFS, através de nota.

A instituição de ensino superior informa [ver abaixo] que ‘está ciente da situação envolvendo o atraso do pagamento referente ao mês de março dos prestadores de serviço (oficineiros) que atuam no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).’

Na mesma nota, a UEFS diz que ‘os prestadores vêm sendo comunicados pela diretoria e coordenações da unidade — por meio de reuniões e e-mails — sobre a possibilidade de eventuais ajustes legais nos contratos impactarem o cronograma de repasses.’

Prezada Reitoria da UEFS,

Prezada Direção do CUCA,

Prezadas Coordenações de Área,

Nós, docentes credenciados pela UEFS para ministrar as oficinas artísticas no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), vimos por meio deste comunicar que, após deliberação coletiva, decidimos paralisar as atividades de todas as turmas no período de 19 a 24 de maio de 2025.

Essa decisão, embora difícil, tem como objetivo chamar a atenção da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para as diversas insatisfações que têm se acumulado ao longo do tempo, especialmente no que diz respeito às questões burocráticas que envolvem a relação entre os oficineiros e a instituição.

Durante a semana de paralisação, realizaremos atos simbólicos e ações públicas que visam dar visibilidade ao movimento, além de buscar uma agenda de reunião com a Direção do CUCA e demais instâncias responsáveis, com o intuito de dialogar e construir soluções concretas para os impasses que enfrentamos.

Entendemos que o espaço do CUCA é fundamental para a formação artística, cultural e cidadã em nosso estado, e justamente por prezarmos por sua continuidade e fortalecimento é que julgamos necessário tornar pública a situação e abrir um diálogo mais transparente e efetivo.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos(as) e nos colocamos à disposição para construir esse diálogo de forma coletiva e respeitosa.

Atenciosamente,

Corpo Docente das Oficinas Artísticas do CUCA

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

Nota sobre os pagamentos dos prestadores de serviço do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca)

O Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que está ciente da situação envolvendo o atraso do pagamento referente ao mês de março dos prestadores de serviço (oficineiros) que atuam no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Desde o início da contratação, os prestadores vêm sendo comunicados pela diretoria e coordenações da unidade — por meio de reuniões e e-mails — sobre a possibilidade de eventuais ajustes legais nos contratos impactarem o cronograma de repasses.

A Administração Central da Uefs e a gestão do Cuca têm atuado de forma prioritária na resolução desta demanda. Os contratos em questão já receberam pareceres positivos da Procuradoria Geral do Estado e dos setores competentes da universidade, estando em fase final de regularização.

A previsão é que até a próxima semana os pagamentos sejam normalizados, conforme o que estabelece a legislação vigente, sem prejuízo aos vencimentos futuros.

Ressaltamos que apenas o repasse relativo ao mês de março está em atraso. Os pagamentos subsequentes permanecem dentro do prazo regular de tramitação e pagamento.

Diante das dúvidas apresentadas, foi agendada uma reunião para esta sexta-feira, às 19h, via Google Meet entre a coordenação e direção do Cuca, a Administração Central e professores e professoras das oficinas.

Gabinete da Reitoria
Universidade Estadual de Feira de Santana

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Grupo Lomes de Comunicação Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte Podcast
No ar
Programação