‘Uma pessoa que diz isso não tem coração’, diz José Ronaldo sobre pedidos para acabar com festas juninas nos distritos
Por Hamurabi Dias e João Guilherme Dias | 27/06/2025 12:27 e atualizado em 28/06/2025
Resumo da notícia
- As festas de São João e São Pedro são tradicionalmente realizadas nos distritos rurais, diferentemente de cidades vizinhas que realizam celebrações em áreas urbanas.
- O prefeito José Ronaldo explicou que realizar festas juninas tanto na zona urbana quanto rural demandaria recursos financeiros que comprometeriam outras áreas, como a saúde.
- O gestor destacou a importância de respeitar e atender às comunidades rurais, ressaltando que grandes eventos como a Micareta e o Natal Encantado já ocorrem na zona urbana, enquanto os distritos recebem atenção especial nas festas juninas.
Os festejos juninos em Feira de Santana fazem parte da cultura popular da cidade e tradicionalmente são realizados na zona rural, nos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu e Jaguara, que recebem festas para São João e Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba, que celebram São Pedro.
Festejar os santos juninos nos distritos é uma peculiaridade de Feira de Santana e até na região, se considerarmos que as cidades vizinhas realizam festas em praças centrais ou até em estádios, prática observada em municípios como Serrinha, Alagoinhas e Conceição do Jacuípe. A transformação dos festejos juninos em grandes festivais de música e o fato de Feira de Santana ser a segunda maior cidade da Bahia, estado que realizada o maior São João do Nordeste em número absoluto de cidades), ascendem as intenções de realizar uma festa maior na zona urbana.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União), durante reinauguração do Centro Obstétrico-1, do Hospital da Mulher, nesta sexta-feira (27), comentou sobre realizar festas juninas nos distritos e zona urbana e também clamores de não promover os festejos na zona rural. “Eu acho que uma pessoa que diz isso não tem coração, não tem sentimento humano, não tem no seu coração amor ao próximo. Fazer uma festa na cidade, ela é possível sim, só que não é possível somente com o dinheiro da Prefeitura, por que se a gente for fazer isso vai faltar dinheiro para fazer o que a gente está fazendo na saúde. Não vai ter dinheiro para fazer São João no centro da cidade e fazer nos distritos”, explicou.
O gestor ainda disse que as grandes festas do município, como Micareta e Expofeira (realizada no Parque de Exposições), assim como o Natal Encantado são realizadas na zona urbana. “Os nossos irmãos que moram na zona rural têm o direito de ter o respeito, a atenção, o carinho do poder público”, resumiu José Ronaldo.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

leia também
