Volume de serviços prestados na Bahia cresce em setembro de 2025, aponta IBGE
Bahia

Volume de serviços prestados na Bahia cresce em setembro de 2025, aponta IBGE

Volume de serviços prestados na Bahia cresce em setembro de 2025, aponta IBGE Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Resumo da notícia

  • O volume de serviços na Bahia cresceu 3,3% de agosto para setembro de 2025, primeiro resultado positivo após cinco meses e acima da média nacional (0,6%), figurando como o 5º melhor desempenho entre os estados.
  • Em relação a setembro de 2024, o setor voltou a crescer (0,6%), porém abaixo do resultado nacional (4,1%) e apenas o 22º maior aumento entre 23 estados com variação positiva.
  • Apesar da alta no mês, os serviços acumulam queda de -0,9% no ano e -0,3% nos últimos 12 meses, ambos resultados abaixo da média brasileira e entre os piores desempenhos do país.

O volume de serviços prestados na Bahia voltou a apresentar crescimento (3,3%) na passagem de agosto para setembro de 2025, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.).

Foi o primeiro resultado positivo após cinco meses entre quedas e estabilidade nessa comparação. Também foi um resultado superior ao nacional (0,6%) e o quinto melhor índice entre as 27 unidades da Federação, abaixo apenas dos registrados no Distrito Federal (8,3%), na Paraíba (4,7%), no Rio Grande do Norte (3,6%) e em Tocantins (3,5%). O setor mostrou avanços em 15 dos 27 estados, entre agosto e setembro.

Por outro lado, Mato Grosso do Sul (-7,4%), Piauí (-6,1%) e Roraima (-1,5%) apresentaram as piores retrações no comparativo com o mês anterior.

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!

>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.

Frente ao mesmo mês (setembro) de 2024, o volume dos serviços baianos também voltou a crescer (0,6%), após cinco meses de quedas consecutivas. O desempenho, porém, foi pior do que o do país como um todo (4,1%) e somente o vigésimo segundo maior aumento entre os 23 estados com resultados positivos.

As maiores altas ocorreram em Rondônia (26,9%), Distrito Federal (15,1%) e Mato Grosso (8,3%). Por outro lado, Piauí (-18,1%), Acre (-8,8%) e Amazonas (-8,1%) apresentaram as retrações mais intensas.

Apesar dos resultados positivos no mês, os serviços mantêm, na Bahia, uma queda acumulada (-0,9%) de janeiro a setembro. O resultado está abaixo do país como um todo (onde há alta de 2,8%) e é o quarto pior entre as 27 unidades da Federação, acima apenas de Rio Grande do Sul (-4,4%), Acre (-3,8%) e Piauí (-3,3%). O volume dos serviços avança em 21 dos 27 estados, no acumulado no ano de 2025.

Nos 12 meses encerrados em setembro, os serviços baianos seguiram com variação negativa (-0,3%). O índice da Bahia também é bem inferior ao nacional (3,1%) e o quarto maior recuo entre os estados, só acima de Rio Grande do Sul (-4,9%), Acre (-2,9%) e Piauí (-2,8%). Dentre as 27 unidades da Federação, 22 têm altas.

Acompanhe nas redes sociais: Band FMJovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

* Os comentários não representam a opinião do veículo de comunicação; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Digital FM 96.3 - Alagoinhas Ouça a Rádio
Departamento do Ouvinte
No ar
Programação