37ª Festa do Vaqueiro de Alecrim Miúdo marcada por missa e desfile no domingo, 21
Por Yasmin Mota | 22/09/2025 10:47 e atualizado em 22/09/2025
Resumo da notícia
- A celebração foi conduzida pelo padre Luiz na manhã de domingo (21), seguida do tradicional desfile dos vaqueiros a cavalo, com presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
- Durante a missa, foi lembrada a história da festa, originada em Pernambuco nos anos 70, como forma de protesto pela morte do vaqueiro Raimundo Jacó, destacando a importância da valorização da profissão.
- A celebração incluiu cânticos, orações ao som de sanfona e o aboio dos vaqueiros, encerrando com a bênção do padre Luiz aos participantes, que seguiram em cortejo com uma imagem sacra.
Uma missa celebrada pelo padre Luiz marcou, na manhã deste domingo (21), o encerramento da 37ª Festa do Vaqueiro. Logo após o ato litúrgico, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, foi realizado o tradicional desfile dos vaqueiros a cavalo.
Durante a missa, o padre Luiz recordou a origem da tradição da missa e festa do vaqueiro, em Pernambuco, na década de 70, fruto de um protesto e desabafo da comunidade em função da morte do vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado de forma brutal.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
A homenagem também foi marcada por homenagens aos vaqueiros que mantêm acesa a tradição e uma reflexão sobre a vida deles, a profissão e a vocação para o serviço.
A missa também foi marcada por cânticos e orações acompanhados por sanfona, instrumento musical símbolo do nordestino, e terminou com o típico aboio dos vaqueiros. Em seguida, o padre Luiz benzeu os vaqueiros, que desfilaram em cavalos com o cortejo seguindo com imagem sacra.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e Transbrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
