Avião com mais de 200 passageiros cai na Índia
Por Hamurabi Dias | 12/06/2025 10:11 e atualizado em 12/06/2025
Foto: Reprodução/The Times of India
Resumo da notícia
- Um avião da Air India com 244 pessoas a bordo (232 passageiros e 12 tripulantes) caiu pouco após decolar de Ahmedabad com destino a Londres. A queda ocorreu em uma área residencial, e o avião havia emitido sinal de emergência.
- Entre os passageiros estavam indianos, britânicos, portugueses e um canadense. O governo do estado de Gujarat iniciou operações imediatas de resgate, com prioridade para atendimento médico dos feridos.
- A queda foi confirmada por autoridades da aviação civil e pela presidência da Air India, que lamentou o acidente. O piloto tinha 8.200 horas de voo e o copiloto, 1.100.
Um avião da Air India, com mais de duas centenas de passageiros a bordo, caiu nesta quinta-feira (12) após decolar do aeroporto indiano de Ahmedabad, no oeste do país. O voo AI171 tinha como destino Gatwick, em Londres. Estavam a bordo 232 passageiros e 12 tripulantes, confirmou à Associated Press Faiz Ahmed Kidwai, presidente da empresa indiana que supervisiona a aviação civil. Ele adiantou que o avião caiu numa área residencial – Meghani Nagar.
De acordo com a Reuters, das 242 pessoas a bordo 217 eram adultos e 11 crianças. Desses, 169 eram cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um cidadão do Canadá, confirmou a companhia aérea.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações
Pedido de socorro
O avião emitiu o sinal de mayday, o aviso de emergência, informa o regulador indiano DGCA. A entidade acrescenta que o piloto tinha 8,200 horas de experiência de voo. O copiloto tinha 1,100 horas de voo. Fez o pedido de socorro para a torre de controle, mas depois disso não foi dada resposta pela aeronave. O avião caiu imediatamente depois de decolar.
Bhupendra Patel, o primeiro-ministro de Gujarat disse na rede social X que as autoridades receberam instruções para realizar “operações imediatas de resgate e socorro” e tomar providências de estado de guerra. “Também instruí as autoridades a providenciarem um corredor verde para transportar os passageiros feridos para tratamento e garantir que todos os cuidados médicos necessários tenham prioridade no hospital”, disse.
Em declaração no X, o presidente da Air India, Natarajan Chandrasekaran, confirmou “com profundo pesar”que “o voo 171 da Air India, operando em Ahmedabad e Londres Gatwick, envolveu-se num trágico acidente”.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.