Comunidade do Ovo da Ema no distrito de Maria Quitéria recebe programação do FENATIFS nesta terça, 7
Por Hamurabi Dias | 06/10/2025 19:45 e atualizado em 06/10/2025
Resumo da notícia
- Nesta terça-feira (7), o festival apresenta espetáculos de grupos de SP, DF, MG, BA e Feira de Santana em diversos locais, incluindo Teatro Amélio Amorim, Teatro Margarida Ribeiro e auditório da SEDUC, abordando temas como meio ambiente, amizade, regionalismo e cultura sertaneja.
- O povoado do Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria, recebe o espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido” do grupo Mamulengo Fuzuê (DF), às 15h30, mantendo a tradição de levar teatro para comunidades rurais.
- À noite, “Cálice” (Cia Lioninos) e “Assinado, Téo” (Cia EITA!) marcam a programação. O festival também promove o Projeto Teatro Solidário, arrecadando alimentos e brinquedos até 10 de outubro, para distribuição no dia 12.
Uma ampla e diversificada programação marca o sétimo dia da edição 2025 do FENATIFS – Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana. Grupos de São Paulo (SP), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Lauro de Freitas (BA) e Feira de Santana (BA) se apresentam nesta terça-feira (7) em diversos espaços da cidade.
Com sessões às 9h30 e 14h30 no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, o Grupo Esparrama (São Paulo – SP) apresenta “FIM”, uma montagem que une o humor da palhaçaria a uma das mais relevantes discussões do nosso tempo: a relação entre o ser humano e a natureza.
Em um cenário distópico, onde o mundo como conhecemos parece ter chegado ao fim, dois palhaços, Batatinha e Nerdolino, embarcam em uma missão crucial e hilária: encontrar o local perfeito para plantar a semente do recomeço.
UM MILHÃO DE SONHOS
O espetáculo “Um Milhão de Sonhos”, do Grupo Revolução Teatral de Lauro de Freitas (BA), será exibido em dois momentos, às 9h30 e 14h30 no Teatro Margarida Ribeiro. Em um mundo que muitas vezes insiste em rotular e excluir, nasce uma amizade que muda tudo.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Leet Lutz é uma menina que enfrenta o preconceito por ser diferente, e Filippe, um artista sonhador que vê na arte o poder de reencantar o mundo. Desse encontro, surge uma ideia ousada: reunir crianças como Leet — cada uma com sua potência e singularidade — para criar uma trupe extraordinária.
CHAPEUZINHO VERMELHO DO SERTÃO
A contação de histórias “Chapeuzinho Vermelho do Sertão”, baseada no livro da escritora, atriz e produtora Neide Kocca, é uma releitura única do clássico da literatura infantil, que mostra a coragem da menina Alice e a beleza da caatinga nordestina.
Uma história que celebra o regionalismo e a força da infância sertaneja, feita especialmente para encantar o nosso público. As apresentações estão previstas para 9h30 e 14h30 no auditório da Secretaria de Educação de Feira de Santana (SEDUC).
VAI TER FENATIFS NO OVO DA EMA
Mantendo a tradição de apresentar espetáculos em comunidades da zona rural de Feira de Santana, o FENATIFS leva ao povoado do Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria, o espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido”, do grupo Mamulengo Fuzuê (Brasília – DF), a partir das 15h30.
A montagem é fruto de mais de 15 anos de pesquisa e vivência do grupo com o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste. Os personagens Benedito e Rosinha vivem uma história de amor e luta por trabalho e justiça.
Também será realizada nesta terça, a atividade paralela “Ato de Transformar: Debate Mostra Jovens Talentos”, às 16 horas, no teatro do Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte.
PROGRAMAÇÃO NOTURNA
Sob a direção de Lion Guimarães e da Cia Lioninos de Teatro (Feira de Santana), o espetáculo “Cálice” utiliza cada palavra, gesto e música para transportar o espectador a uma jornada emocional. A peça mergulha na desconexão humana, na liberdade, na solidão e na incessante busca pelo sentido da existência.
Com metáforas visuais e composições musicais marcantes, o espetáculo “Cálice” intensifica a experiência, abordando temas de dor e esperança de um povo que luta. Sessão às 19h30 no Cuca.
No Teatro Margarida Ribeiro, também às 19h30, a Cia. EITA! (Juiz de Fora – MG) apresenta “Assinado, Téo”. Com sete anos de estrada, esta montagem já se destacou em diversos festivais pelo país, acumulando importante reconhecimento e prêmios, como de Melhor Direção e Espetáculo, Trilha Sonora, Atriz e Ator.
PROJETO TEATRO SOLIDÁRIO
O FENATIFS prossegue até o dia 12 de outubro e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 03/ 2023 – Eventos Culturais Calendarizados.
A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro é a responsável pela realização do FENATIFS. Acesse a programação completa.
O FENATIFS continua com o projeto “Teatro Solidário” arrecadando alimentos e brinquedos em bom estado até o dia 10 de outubro, exclusivamente no Margarida Ribeiro e no Centro de Cultura Amélio Amorim. A distribuição será feita no dia 12.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.

leia também
