Polícia desarticula esquema de produção de maconha em fazendo no interior da Bahia
Por Hamurabi Dias | 02/10/2025 18:19 e atualizado em 02/10/2025
Resumo da notícia
- A Polícia Civil, por meio da Operação Amordaçar fase II, desmantelou um dos maiores plantios de maconha do interior da Bahia, em uma fazenda de 50 hectares em Ibipeba, com cerca de 40 mil m² de cultivo.
- Mais de uma tonelada de maconha colhida foi encontrada e incinerada; vestígios de mais de três toneladas queimadas pelos criminosos e equipamentos agrícolas usados na colheita também foram apreendidos.
- O Denarc segue buscando identificar os responsáveis pelo plantio e o destino da droga, destacando que a operação enfraquece o tráfico de maconha em várias regiões da Bahia e em outros estados.
Uma área de 40 mil metros quadrados, utilizada como plantio de maconha, um dos maiores plantios já descoberto no interior do estado, foi desarticulada pela Polícia Civil, na quarta-feira (1) durante a Operação Amordaçar fase II, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). O espaço destinado ao cultivo da droga foi localizado em uma fazenda de 50 hectares, na zona rural do município de Ibipeba, no centro-norte baiano.
Atividades investigativas do Denarc, com o apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) resultaram na localização de mais uma tonelada da droga colhida e enterrada na área do plantio. O entorpecente foi incinerado no local com a presença de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Mais de 15 suspeitos fugiram do local ao perceberem a presença de policiais no entorno da propriedade. Vestígios de maconha colhida e incendiada também foram encontrados na área, onde foi apreendido um reboque agrícola utilizado na colheita da droga. A estimativa do Denarc é que os criminosos tenham incendiado mais de três toneladas do entorpecente.
As investigações continuam com o objetivo de identificar o destino das drogas e os responsáveis pela propriedade e as atividades criminosas. O diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior destacou a importância da ação. “Com esta desarticulação de plantio, a produção da maconha foi neutralizada, o que resultará no enfraquecimento de recursos do tráfico em diversas regiões da Bahia e de outros estados”, pontuou.
A operação é a segunda de grande porte realizada pelo Denarc em um intervalo de quatro meses. Em maio deste ano, mais de 500 quilos de maconha foram apreendidos em uma fazenda na zona rural do município de Itamaraju, durante a primeira fase da Operação Amordaçar.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
