Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anuncia renúncia
Por Hamurabi Dias | 22/06/2026 17:31 e atualizado em 22/06/2026
Foto: Simon Dawson/No 10 Downing Street
Resumo da notícia
- O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, informou que deixará o cargo, e um novo líder deverá assumir o governo antes do retorno do Parlamento, em setembro.
- Starmer afirmou que percebeu que seu partido não o considerava mais a melhor opção para liderar a legenda nas próximas eleições gerais e decidiu aceitar essa posição “com dignidade”.
- As candidaturas para a liderança do partido serão abertas em 9 de julho. O nome mais cotado para substituí-lo é Andy Burnham, apontado como favorito na disputa.
O primeiro-ministro do Reuno Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo, com um novo líder sendo empossado até o retorno do Parlamento em setembro, abrindo caminho para que o país tenha seu sétimo premiê em dez anos.
Menos de dois anos após ter obtido vitória esmagadora nas eleições, que prometia pôr fim ao caos na política britânica, Starmer afirmou que estava claro que seu partido queria que ele se afastasse.
✅📲 AQUI A NOTÍCIA CHEGA PRIMEIRO: Seu novo portal de notícias de Feira de Santana e região! Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias na palma da mão!
>> Siga o perfil oficial do T Notícias no Instagram para mais informações.
Segundo o premiê, as indicações para o substituto serão abertas em 9 de julho. No entanto, seu rival Andy Burnham é claro favorito.
“A questão que meu partido está levantando agora é se eu sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar a essa pergunta e aceito essa resposta com dignidade”, afirmou.
Acompanhe nas redes sociais: Band FM, Jovem Pan FM e TransBrasil FM. Também estamos presentes no grupo do WhatsApp.
leia também