Trem Feira de Santana-Salvador é aprovado pela ANTT e projeto avança no governo federal
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Trem Feira de Santana-Salvador é aprovado pela ANTT e projeto avança no governo federal

Trem Feira de Santana-Salvador é aprovado pela ANTT e projeto avança no governo federal Foto: Divulgação/ TIC Bahia

Resumo da notícia

  • A ANTT aprovou a análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia Salvador–Feira de Santana, orçada em R$ 6,8 bilhões, e encaminhou ao Ministério dos Transportes para decisão sobre aporte de recursos públicos.
  • O modal reduzirá o tempo de viagem entre Salvador e Feira de 1h11 para 35 minutos, com capacidade para transportar até 85 mil passageiros por dia, além de facilitar o escoamento de cargas.
  • Serão 98 km de linha férrea, trens de até 160 km/h, 10 estações (8 de passageiros e 2 de carga) e integração com metrô, VLT e rodoviária em Salvador.

O projeto para a construção de uma ferrovia entre Feira de Santana e Salvador foi aprovado, na última quinta-feira (21), na análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e seguiu para a mesa do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

Agora, o Ministério do Transportes deve avaliar se o projeto é compatível com a política nacional de transporte ferroviário, para decidir se recursos públicos podem ou não ser aportados na construção do modal. O custo das obras está estimado em R$ 6,8 bilhões.

A ferrovia Feira de Santana-Salvador é um projeto elaborado pela empresa TIC Bahia, liderada pelo empresário Osvaldo Ottan, pelo engenheiro Danilo Ferreira e pelo advogado Ronaldo Mendes. A ideia é reduzir o tempo de viagem entre as cidades de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia.

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Seriam 98 km de linha férrea, com trens de passageiro a até 160 km/h e trens de carga circulando em no máximo 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Região Metropolitana de Salvador.

Elaborado sob a supervisão do engenheiro Danilo Ferreira, o projeto prevê também dez estações ferroviárias, sendo oito paradas para passageiros e outras duas para o escoamento de cargas.

Uma estação seria instalada no bairro de Águas Claras, em Salvador, em integração com o VLT, com o metrô e com a nova rodoviária da capital. Saindo de lá, o trem ainda passaria por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, chegando a Feira de Santana, onde estariam mais duas paradas: Noide Cerqueira e Contorno. 

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